Não é algo que dê grande valor, mas é impossível negar a importância do design visual dos jogos point’n’click contemporâneos, que são, grande parte das vezes, tão bem concebidos que parecem uma obra de arte. Com gráficos detalhados e esteticamente agradáveis, estes jogos conseguem transportar os jogadores para mundos ricos e variados. O estilo artístico pode variar desde o realismo impressionante até ao surrealismo mais abstrato, proporcionando uma diversidade visual que cativa diferentes gostos e preferências. Este estímulo visual, aliado à narrativa, não só melhora a nossa estadia no mundo ficcional que os jogos oferecem, como também estimulam à não desistência de puzzles mais complicados.

Old Skies

Wadjet Eye Games – Estados Unidos da América

Data de lançamento não definida – PC

Quando os jogos de apontar e clicar estavam a cair a pique em popularidade, com os avanços na tecnologia que permitiam a representação de gráficos tridimensionais, anos mais tarde, o grande pioneiro e responsável pelo revivalismo dos jogos point’n’click foi a norte-americana Wadjet Eye Games que nos trouxe o grande The Blackwell Legacy, em 2006 – seis anos depois foi lançado na Steam. Por isso, quando há um novo projeto a ser trabalhado por Dave Gilbert, o principal produtor na Wadjet Eye Games, é óbvio que vou estar atento e ver no que se tornará. O mais recente projeto em desenvolvimento dos produtores de grandes êxitos como Gemini Rue, The Shivah e Unavowed é Old Skies – e é o próprio Dave Gilbert que o está a produzir, não é um projeto que só irá publicar ou coproduzir com outro estúdio.

Old Skies terá uma narrativa centrada em viagens no tempo. E como agente de vigilância vamos ter de intervir caso alguma ação de quem viajou no tempo possa ter consequências no futuro. Vão passar por sete épocas históricas, incluindo a manhã do 11 de Setembro, assim como pelos speakeasies na época da Lei Seca. O tempo não é só um fator cronológico para a história, é algo que estará presente nos puzzles e no destino da nossa protagonista.

The Abandoned Planet

Dexter Team Games – Estados Unidos da América

Data de lançamento não definida – PC

A Dexter Team Games nasceu numa tarde quente em Jarabacoa, na República Dominicana, quando Jeremy se juntou a Munk Alejandro, Alec Corday e Lola Mendez. Foi aí que surgiram Dexter, Aurora e Jedo, personagens que hoje fazem parte do universo dos jogos desta equipa. Jeremy Fryc reside na ensolarada Florida com a sua família, onde continua a criar todos os jogos como produtor solitário, embora colabore pontualmente com os outros membros da produtora norte-americana.

The Abandoned Planet é inspirado por clássicos como Myst e Riven, polvilhado ligeiramente com as aventuras dos anos noventa da LucasArt. Assim, The Abandoned Planet irá certamente apelar aos jogadores insaciáveis por aventuras point’n’click da velha guarda. Tal como o título sugere, há um planeta abandonado, local onde uma astronauta foi lá parar por acidente. Resta-nos a nós desvendar o mistério e fazer com que a protagonista consiga regressar a casa.

Loco Motive

Robust Games – Reino Unido

2024 – PC

Loco Motive está a ser produzido no Reino Unido pela dupla de irmãos Riches. Como primeiro jogo vindo da produtora de Adam e Joseph, a Robust Games, Loco Motive será feito com uma inspiração vinda dos grandes êxitos dos anos noventa, assim como com a grande experiência de labor prévio na Chucklefish e no desenvolvimento em Unity. Como inúmeros outros jogos antes deste, o conceito original de Loco Motive foi criado durante uma game jam, AdvXJam 2020 no itch.io – uma loja onde produtores, grandes e pequenos, podem vender as suas criações.

Na sua essência, Loco Motive é uma comédia slapstick, uma aventura recheada de surpresas perigosas e de reviravoltas inesperadas. Poderão jogar com três personagens Diana, Arthur e Herman para desvendar o grande mistério a bordo do comboio, enquanto desenferrujam as vossas habilidades de resolução de puzzles point’n’click. Em princípio, se tudo correr bem, Loco Motive ainda ficará disponível este ano.