Se olharam para Touhou no título de Touhou Mystia’s Izakaya e pensaram: “espera, eu já ouvi falar deste franchise mas não me lembro se já joguei algum título, então é melhor pôr-me a milhas deste jogo”, deixem-me dizer-vos que estão enganados. Existem dezenas de jogos principais e spin-offs deste universo que se iniciou em 1997 como uma série de bullet hells com uma série de raparigas como elenco. Só da nossa parte já falámos aqui de vários ao longo a existência do Rubber Chicken.
Mas como dizia, Touhou Mystia’s Izakaya é algo diferente, e nem precisamos de contacto prévio com a série para podermos divertir-nos com este cozy restaurant management game.
Desenvolvido pelo estúdio Two Colour Purple Butterfly, Touhou Mystia’s Izakaya é um ingrediente único no já vasto universo de jogos da série Touhou. Lançado originalmente para PC em 2021, só soube da sua existência agora que foi lançado para a Nintendo Switch, e tenho de admitir que me tenho perdido horas a fio no seu loop mecânico. Touhou Mystia’s Izakaya relaxa-nos numa experiência que mistura a coleta de recursos e a gestão de um izakaya.
Para quem não sabe (e eu era um deles até o jogar), izakaya é um tipo de bar japonês que serve bebidas alcoólicas e petiscos, com um ambiente descontraído para socializar. Em Touhou Mystia’s Izakaya, assumimos o papel da titular Mystia, ajudando-a a gerir seu próprio izakaya mágico. O título não deixa enganar.
O loop mecânico é perfeitamente definido em duas partes principais, interligado com o ciclo de dia e noite. Durante o dia, recolhemos recursos através da exploração de diferentes áreas ou comprando diretamente do mercador. Esta parte do jogo é de longe a mais superficial, com uma duração, ironicamente, que me parece excessivamente curta. Há algo que impede esta camada de ser pior: à medida que o jogo avança, novas zonas são desbloqueadas, e é desta forma que acedemos a novos ingredientes mas também como conhecemos e promovemos o nossa izakaya a novos personagens.
O ponto verdadeiramente mágico do jogo acontece à noite, quando o izakaya de Mystia abre suas portas. Com os típicos elementos de time management game inspirados em sucessos do passado como Diner Dash, a gestão do restaurante entra em jogo, exigindo uma atenção cuidada dos pedidos dos clientes.
É nesta fase que encontramos o meu elemento favorito: a adição de uma espécie de “clientes mistério” com a interação com personagens especiais. Estes personagens não fazem pedidos directos, mas obrigam-nos a inferir os seus gostos e preferências para cozinhar pratos que lhes agradem. Acertar na escolha melhora a relação com esses personagens, desbloqueia informações para o futuro que podemos consultar, podendo resultar em buffs que beneficiam o restaurante naquela noite. Errar, por outro lado, pode levar a maldições que funcionam como debuffs, aumentando o desafio de manter o negócio a cada noite o mais lucrativo possível.
À medida que o jogo progride ganhamos acesso a novas estações de cozinha, permitindo-nos uma maior variedade no cardápio e também o acesso a novos ingredientes, e a confecção de novas receitas está associada a mini-jogos musicais.
Touhou Mystia’s Izakaya mistura dois elementos distintos na sua direcção de arte, e ambos a alicerçarem-se na pixel art. Se o mundo jogável nos é apresentado com uma pixel art colorida e relaxante, que encaixa no ambiente do jogo, os diálogos das personagens são efectuados ao estilo visual novel com a utilização de sprites em pixel art com maior resolução, trazendo detalhe ao imaginativo elenco de Touhou.
Como objetivo principal do jogo temos a necessidade de pagar as prestações de uma dívida, um percalço cliché que serve de leitmotiv comum em jogos de gestão.
Touhou Mystia’s Izakaya é uma adição refrescante e divertida ao universo Touhou, mudando o tom para algo cozy, em contraste com a pressão dos bullet hells que são a linha principal deste universo. Combinando exploração, interacção com personagens e sobretudo os elementos de gestão o restaurante, Touhou Mystia’s Izakaya oferece-nos mais um daqueles sorvedores de tempo, que nos distrai e diverte com a sua aura relaxante.