Não há uma sem duas, mas não sei se haverá duas sem três, pelo menos por agora. Depois de sexta termos falado de Touhou Mystia’s Izakaya, hoje seguimos outro ramo de spin-offs de Touhou Genso, a série Wanderer, que tem aqui a sua terceira viagem com Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT-.
Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- é um dungeon-crawling roguelike RPG desenvolvido pelos estúdios AQUASTYLE e ankaa studio, um spin-off que começou como um fan-made game que recebeu a aprovação do autor original, ZUN, e apesar de carregar a herança da série Touhou, infelizmente está muitos furos abaixo do que esperamos em 2024 para um dungeon-crawler.
Com um sistema de dungeon crawling semelhante ao das séries Mystery Dungeon e Etrian Odyssey, onde as dungeons são geradas proceduralmente, apesar de parecer que nos movemos em tempo real, aqui os movimentos e acções dos inimigos só ocorrem quando o nos movemos, adicionando uma camada de estratégia aos combates.
Um dos pontos fortes de Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- são as excelentes ilustrações que enriquecem a componentes narrativa de visual novel entre as missões, um contraste com a direcção de arte nas dungeons, que é visualmente simplista e lembra o que pior trazem alguns jogos mobile.
A falta de detalhes e variação nos ambientes acaba por tornar a exploração menos interessante, e quando comparado com os dois jogos anteriores da série, -FORESIGHT- sofre de uma notável falta de diversidade: há muito menos inimigos e pouquíssima variedade entre eles, e o facto de termos apenas uma personagem jogável acaba por ser revelador do passo atrás que a série deu.
Não sendo exclusivo deste jogo mas sendo um erro que muitos títulos – especialmente nipónicos – têm cometido, Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- assume que já estamos familiarizados com este universo e com o seu elenco, oferecendo pouca ou nenhuma introdução ao setting e personagens, deixando-nos a sentir que entrámos na acção in media res.
O outro erro que Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- comete é ter tornado a progressão no jogo numa verdadeira parede de estatísticas, onde o grind não é apenas incentivado, mas necessário. Para derrotarmos muitos dos bosses e dungeons secundárias teremos de investir muitas horas a repetir dungeons como se fosse um segundo emprego para aumentarmos os níveis e melhorarmos os equipamentos.
Touhou Genso Wanderer -FORESIGHT- tem alguns elementos que os fãs mais hardcore de Touhou podem apreciar, como as excelentes ilustrações e a familiaridade com o universo, mas para o jogador comum que procura uma boa experiência de dungeon-crawling nipónica o excesso de grind, a falta de diversidade e a direcção de arte simplista fazem com que seja difícil justificar o preço de 33,99€. E para piorar: quando comparamos com os títulos anteriores da série, este jogo parece uma regressão em termos de conteúdo e falta de equilíbrio entre desafio e tempo investido. Para quem está à procura de um bom dungeon crawler roguelike, existem opções muito melhores disponíveis no mercado, e os 34 euricos até permitirão comprar vários jogos de qualidade muito superior a este.