Eu bem tinha dito no início desta semana que iria dedicar algum tempo a jogos fracos. E um deles é sem dúvida um daqueles em que os trailers, screenshots nos fazem criar uma expectativa desmedida que não se coaduna com o estado actual do jogo.
Necromantic, um novo jogo inspirado por Vampire Survivors e desenvolvido pelo estúdio Blinkmoon Games chegou ao Steam em Early Access, prometendo-nos uma experiência viciante de combate contra hordas de inimigos, mas, infelizmente, está ainda num estado demasiado embrionário.
Em Necromantic jogamos como alunos de uma escola de magia à la Hogwarts, enfrentando criaturas de outro mundo num cenário repleto de feitiçaria e uma aura sombria, onde tudo para além das portas da escola nos quer matar.
Sendo fiel ao género, a progressão no jogo depende muito de grind, forçando-nos a repetir os mesmos níveis várias vezes para desbloqueamos personagens e upgrades que nos tornem mais fortes.
Um dos maiores problemas do jogo, e que rapidamente percebemos, é a falta de muita coisa, e uma delas é a diversidade de inimigos. Não é de estranhar que nos pareça que estamos a enfrentar sempre os mesmos tipos de adversários, porque na realidade… estamos. Para além disso as hitboxes são um verdadeiro desastre: ou os inimigos frequentemente parecem intangíveis ou os danos que sofremos são muitas vezes inexplicáveis, o que piora com o facto de que não há qualquer tipo de feedback visual ou sonoro que indique quando estamos a sofrer dano.
Outro elemento diferente deste jogo é a forma de abrir baús, já que precisamos de ficar dentro de um círculo até que ele se encha, o que nos obriga a fazer uma dança com as hordas de inimigos para que consigamos receber a recompensa antes que sejamos tragados pela multidão de monstros.
Outra desilusão rápida e que colide com as imagens promocionais é a direcção de arte. Os personagens, monstros e cenários têm a identidade próprio de meros placeholders, o que se torna ainda mais evidente com o limitado número de armas e feitiços e efeitos visuais que os acompanhem.
Necromantic ainda está muito aquém de ser um bullet heaven recomendável: para além de sofrer de uma falta gritante de variedade e polimento, tem ainda um sistema de hitboxes frustrante e uma necessidade óbvia de definição de identidade artística.
Para quem está à procura de um clone de Vampire Survivors, talvez seja melhor esperar por uma versão mais finalizada ou explorar outras opções já estabelecidas no mercado, que os 6,89€ pedidos por Necromantic notoriamente são pedir demais.