Deixem-me mudar um pouco o paladar: depois dos últimos 3 artigos terem sido dedicados a falar de jogos dos quais não gostei nada, para falar de um jogo criado pelo talento solitário de um autor só, e que apesar de apresentar as fundações de um jogo em alpha, revela-se já muito promissor. E nem é a fome semanal de One Piece a tornar-me ainda mais vulnerável a conteúdo sobre piratas a falar mais alto.

Seablip é um jogo de mundo aberto e putativo simulador de piratas em pixel art, recém-lançado em Early Access pelo solo developer Jardar Solli. Tenho-o descrito a quem falo dele como um “Terraria marítimo com piratas”, e este indie combina elementos de exploração, combate naval e agricultura, oferecendo uma experiência única e promissora. Embora ainda esteja num estado muito inicial de desenvolvimento, já apresenta uma mistura interessante de mecânicas e uma deliciosa direcção de arte e elenco.

Com um estilo visual de Seablip que é uma óbvia homenagem aos clássicos jogos em pixel art, com detalhes interessante que capturam a essência de um mundo marítimo cheio de aventuras, este jogo dá-nos a liberdade para explorar ilhas, navegar por vastos oceanos e enfrentar perigos tanto em terra quanto no mar, tendo de gerir as nossas tripulações de piratas enquanto nos aventuramos pelo oceano.

Uma das mecânicas centrais de Seablip é a agricultura, e eu juro que nem foi por isso que gostei tanto do jogo. Este aspecto inclui o cultivo de árvores e outros recursos, no entanto essa escolha de game design gerou-me algumas dúvidas dada a necessidade de regar manualmente as plantações diariamente. Nem jogos como Stardew Valley, por exemplo, as árvores requerem rega constante, o que torna essa exigência em Seablip numa decisão um tanto ou quanto controversa. Mas algo que percebemos com a abertura do jogo é que felizmente para quem não gosta de elementos agrícolas em jogos, a madeira necessária para o progresso pode ser obtida também através de batalhas navais, oferecendo uma alternativa viável ao cultivo.

O combate naval em Seablip é uma das suas características mais interessantes de todo o jogo: amplamente inspirado por jogos como FTL (Faster Than Light), o jogo permite-nos assignar membros da tripulação a diferentes estações a bordo do navio, adicionando uma camada estratégica ao confronto com embarcações inimigas. Este sistema de combate é dinâmico e desafiante, requerendo um sentido táctico e adaptação constantes.

Seablip oferece uma variedade de quests que ajudam a enriquecer a nossa imersão neste mundo, ainda que a narrativa, embora ainda rudimentar, sugira uma história envolvente que se desenrola à medida que vamos completando missões e explorando novas áreas. 

Como um jogo em alpha lançado em Early Access, Seablip ainda está em desenvolvimento activo, o que significa que poderemos esperar melhorias e novos conteúdos ao longo do tempo. Apesar de ser notória a falta de conteúdo mais profundo no jogo, e a necessidade de refinar uma série de mecânicas e ferramentas adicionais que vamos desbloqueando pelo jogo, há um grande potencial neste título, e isso tem-se reflectido na boa aceitação que tem apresentado.

Com seu estilo de pixel art encantador e mecânicas de jogo inspiradas em títulos de sucesso, mesclando tudo numa aventura marítima única que combina exploração, combate e gestão de recursos. Embora seja fácil identificar já algumas áreas que necessitam de ajustes, especialmente no que diz respeito à agricultura, o jogo já se destaca por seu combate naval estratégico e potencial narrativo. Mérito especial para o seu solo dev, Jardar Solli, que já demonstrou uma visão clara e ambiciosa com Seablip, tornando-o definitivamente num título a ser acompanhado de perto, prometendo horas de exploração e batalhas emocionantes nos mares nunca dantes pixelados.