Tinha prometido que voltava a um tom mais positivo nesta sequência de artigos mais negativos com algumas desilusões que tive nestas duas semanas, mas depois do quase literal seablip in the matrix, vou regressar àquilo que era suposto ser a linha condutora da semana: jogos maus, ou pelo menos que neste momento ainda não valem a pena.

Em teoria, um turn-based strategy game com survival passado na Pré-História onde temos de levar o nosso clã nómada caçador-recolector à prosperidade tem tudo para ter sucesso. Só falta algo nesta equação: a qualidade de execução.

The Ancients, recém-lançado em Early Access pelo estúdio GorillaSoftWorks, é essa mesma promessa. Somos desafiados a guiar um grupo de humanos através das condições climáticas adversas da época, enfrentando perigos como animais selvagens, invernos rigorosos, cheias e fome. 

Como seria de esperar, a sobrevivência é o elemento central. Precisamos de gerir de forma inequívoca os escassos recursos, planear migrações para regiões mais seguras e desbloquear habilidades através de uma árvore de talentos. A gestão do clã, onde se pode na progressão da playthrough ganhar ou perder membros, adiciona um nível de complexidade e quasi-realismo histórico ao jogo. No entanto, apesar dessa riqueza de possibilidades, o jogo sofre de uma explicação insuficiente de suas mecânicas e muitos aspectos importantes não são bem explicados.

A representação dos desafios climáticos e naturais, como invernos rigorosos e ataques de animais selvagens cria uma atmosfera de constante perigo e esta tensão intensa poderia ser um dos pontos altos do jogo, não fosse pela implementação medíocre de suas mecânicas. 

A árvore de talentos oferece-nos uma variedade de caminhos para desenvolvermos as habilidades do clã, permitindo-nos personalizar as nossas estratégias de sobrevivência. Infelizmente o UI e a péssima escolha tipográfica tornam a navegação e a compreensão dessas opções uma tarefa árdua, onde a UI confusa e a falta de um tutorial robusto comprometem a exploração plena dessas funcionalidades.

Outro dos aspectos mais decepcionantes de The Ancients é sua direção de arte, ou a falta dela. A qualidade visual é rudimentar e os elementos em jogo parecem pouco mais que placeholders, roubando-nos da imersão no ambiente pré-histórico que o jogo tenta criar. A paleta de cores e os modelos de personagens e ambientes carecem de polimento e detalhe, com o estado actual de The Ancients a contribuir para uma experiência visualmente desagradável, dificilmente este jogo, com o aspecto e estado actual mereceria o nosso tempo se fosse gratuito, muito menos a custar 16,79€.

Apesar dos seus muitos problemas, The Ancients tem ali pelo meio da sua fraca execução grandes sinais de um enorme potencial. A ideia de um jogo de estratégia por turnos ambientado na Pré-História é promissora, o que é notório até nesta fase em alguns elementos de gameplay, nomeadamente a gestão de clãs e a sobrevivência em condições extremas. No entanto, no estado atual, o jogo não justifica o seu preço. A falta de polimento nas mecânicas, a UI terrível e a direção de arte desinspirada fazem com que seja difícil recomendar The Ancients neste momento, e talvez o melhor seja mesmo esperar que a neve invernal derreta para vermos o que surge debaixo dela.