Quase todos os jogos independentes que trago a O Albergue dos Silêncios são feitos nos Estados Unidos da América. Na realidade, realçar a origem geográfica das obras que cá trago é irrelevante, o multiculturalismo tornou os temas abordados, as mecânicas e todos os importantes elementos que fazem parte de um videojogo muito similares entre si. Até os jogos japoneses estão a introduzir o que é mais comum fazer-se no Ocidente. A globalização da indústria dos videojogos tem levado a uma convergência de estilos e abordagens, diluindo as barreiras culturais que antes diferenciavam os jogos de diversas regiões. Este fenómeno não só enriquece o leque de opções disponíveis para os jogadores, como também abre novas possibilidades criativas para os produtores de todo o mundo. Contudo, gosto que diferentes culturas se realçam, sobretudo na narrativa ou nas temáticas abordadas. É por isso que vão continuar a ver aqui qual o país de origem do jogo, que bagagem cultural poderá a obra estar preparada a apresentar. Aqui estão três trabalhos diferentes que não vieram dos Estados Unidos e têm a sua personalidade única ao invés de se parecerem com inúmeros outros. 

https://youtu.be/wIpxofWtmuk?si=cNSs7FUx_8vMfeO5

StormEdge 

Shieldbreaking Games – Taiwan

3º trimestre de 2024 – PC

Em Taiwan está-se a fazer um jogo de ação promissor, StormEdge. Segundo o que a Shieldbreaking Games sugere, produtora do jogo em destaque, um videojogo pode ser “um puzzle que nos dá alegria quando resolvido”, “uma forma de arte que cria ligações emocionais” e “uma cura para a depressão das nossas vidas”. Esta produtora asiática acredita que consegue fazer jogos atingir o seu potencial ao serem o que eles podem ser ou vir a tornar-se. StormEdge exibe-se como um jogo que pode vir a cumprir essa promessa, de ser um jogo de ação único dentro de um género tão competitivo como os roguelike.

Em StormEdge vão ser um poderoso feiticeiro que tentará salvar o mundo com a sua equipa de guerreiros, igualmente capazes como ele próprio. Vão ter um sistema muito ambicioso de combate, pois não haverá is chamados cooldowns para recuperarem a energia necessária para voltarem a proferir o mesmo ataque. A jogabilidade em si colocará o jogador a arriscar a vida da sua personagem em situações de grande tensão, muitas vezes no limiar da derrota – o desafio é nunca ultrapassar a linha que vos faça sucumbir aos vossos oponentes, ou seja nunca arriscar demais. O trailer vistoso dá-vos um muito bom vislumbre do excelente aspeto que o jogo já tem, caso seja preciso convencer-vos ainda mais que este poderá ser uma obra com muito potencial.

https://www.youtube.com/watch?v=y-nIclLC6dM

Forsaken Realms: Vahrin’s Call

Titan Roc – Reino Unido 

Data de lançamento não definida – PC, PlayStation, Xbox

Este jogo de ação e aventura está a ser produzido por uma pequena equipa no sudoeste de Inglaterra. Fundada em 2015, a Titan Roc está sedenta por criar um RPG num mundo de fantasia feito de raiz para o seu primeiro jogo. Não é exagerado dizer que não falta ambição a esta produtora independente. Para primeiro jogo fazer um RPG não deve ser tarefa fácil, mas se são os role playing games que lhes fazem bater o coração, de certo que Forsaken Realms: Vahrin’s Call é a escolha certa para se lançarem neste mundo da produção de videojogos.

Pelos vídeos até agora lançados, para os jogadores curiosos estarem a par do progresso do desenvolvimento do jogo, Forsaken Realms: Vahrin’s Call continua a ter um bom aspeto, mas com uma animação das personagens e criaturas ligeiramente tosca. Vê-se que há claramente ainda muito labor pela frente, deve ser por isso que nem sequer arriscaram a dar uma data de lançamento à quem está interessado em adquirir já o jogo. Neste momento, a Titan Roc garante uma narrativa high fantasy, onde somos um mercenário que tem de fazer pela vida para ultrapassar dificuldades. O que não faltarão são oportunidades, apresentadas pelo equipamento que a nossa personagem poderá utilizar, para jogarmos como nos sentirmos mais confortáveis. Sinceramente, sinto ali um Skyrim indie em produção.

https://youtu.be/DP4nlqQBU7I

Dungeons of Hinterberg

Microbird Games – Áustria 

18 de Julho de 2024 – PC, Xbox

Na Áustria, a Microbird Games está a olhar para o seu próprio país, com belas paisagens alpinas para se inspirar na criação do seu próprio RPG de ação, Dungeons of Hinterberg. Fundado há quatro anos, por Regina Reisinger e Philipp Sei fried, na Microbird têm a ambição de criar jogos single player, com uma assinatura visual muito própria, para levar os jogadores em aventuras únicas e fantásticas. Será esse desejo possível? Pelo que já foi exibido, francamente, tenho a sensação que esta hipótese não está fora do alcance destes dois produtores.

Em Dungeons of Hinterberg vai-nos ser pedido para explorar os Alpes austríacos, matar inimigos com estilo, saber encontrar a saída das diversas masmorras que apareceram na pequena aldeia de Hinterberg e conversar com os residentes da localidade onde nos encontramos. Haverá inúmeros locais para visitar com belas vistas para apreciar. A nossa protagonista não terá escassez de poderes mágicos e poderá contar sempre com a sua fiel espada para cortar inimigos às fatias. Não basta ter habilidade nos dedos para aniquilar os inimigos que vos aparecerem à frente, também será necessário usarem a vossa massa cinzenta para resolverem os puzzles que vos bloqueiam a saída do dungeon onde se encontram. Se isto ainda não vos convenceu a adquirir Dungeons of Hinterberg no próximo mês, não sei que outros argumentos é que necessitam.