No episódio anterior de O Albergue dos Silêncios disse que quase todas as obras que cá trago vêm dos Estados Unidos da América, hoje verifica-se que isto é verdade. Todos os jogos vêm das terras de tio Sam, que incidem no género RPG de ação. A cultura dos Estados Unidos, com a sua diversidade e abertura a novas ideias, proporciona um terreno fértil para a criação de jogos que refletem uma variedade de experiências neste género que aqui vos trago. Esta diversidade cultural enriquece os jogos, tornando-os mais relevantes e atraentes para uma audiência global. Os RPGs de ação norte-americanos têm muito para nos oferecer, principalmente os que são feitos por produtoras independentes e é por isso que vos proponho verem estes três achados muito interessantes e bastante diferentes entre si.
Meifumado
Old Bit Studio – Estados Unidos da América
18 de Julho de 2024 – Nintendo, PC, PlayStation, Xbox
Financiado em 2022, na plataforma de crowdfunding mais popular do mundo, o Kickstarter, Meifumado conseguiu apelar a mil trezentos e noventa e quatro pessoas, para que o jogo se tornasse realidade. Com mais de quarenta e oito mil euros angariados a equipa norte-americana da Old Bit Studio conseguirá, segundo o que afirmam, entregar um RPG de ação com um sistema de combate bastante aprofundado e com um foco concentrado nos elementos RPG. O jogo terá como proposta um Japão pós-apocalíptico onde os nossos inimigos vão jorrar sangue aos litros depois de sucumbir aos nossos pés.
Após uma primeira visualização do vídeo promocional de Meifumado, não consegui resistir em trazê-lo para este espaço de divulgação de jogos indie. É ação pura e dura, onde o nosso herói usa as suas habilidades com a espada para esventrar, cortar e decapitar os seus temíveis adversários. O jogo não é só bonito, como também aparenta ser mecanicamente profundo, onde até um sistema de crafting está incluído. Não sei quanto a vocês, mas estou mais do que fascinado com o que o jogo pretende oferecer, agora, se consegue satisfazer quem o comprará isso é outra história.
Reality Break
Element Games – Estados Unidos da América
3º trimestre de 2024 – PC
A Element Games foi fundada por Courtney Liessen, uma verdadeira veterana da indústria dos videojogos. Liessen trabalhou em obras bem conhecidas pelos jogadores, principalmente aqueles que gostam de estratégia, pois colaborou em jogos como Age of Empires, Orcs Must Die e Halo Wars. Após mais alguns anos a trabalhar para grandes empresas, Courtney Liessen fundou a sua própria produtora há precisamente uma década, a Element Games, para realizar o seu desejo de dar ao mundo a sua visão criativa única nas suas criações neste setor do entretenimento. Com Reality Break, é a terceira vez que está a cumprir esta sua vontade.
O mais interessante neste RPG de ação, Reality Break, bem frenético e enérgico, é que nos vai colocar a controlar uma heroína que poderá quebrar os limites físicos do espaço e do tempo. Assim, vamos reescrever as leis da Física, amealhar diversos itens e personalizar a nossa personagem neste ambicioso título de Courtney Liessen. Com uma narrativa que evolui e se constrói de acordo com nossas escolhas, assim as possibilidades de diversão caótica parecem ser infinitas.
https://youtu.be/5eEzmAVZIIs?si=I317CJkpxfSxuCwo
Veritus
Colorgrave – Estados Unidos da América
22 de Julho de 2024 – PC
Veritus, um jogo da Colorgrave, uma produtora independente norte-americana que se foca na criação de jogos com estilo retro em pixel art, será lançado no Steam em Julho. Este título indie é claramente inspirado nos jogos da série The Legend of Zelda que foram lançados para a Game Boy, basta ver a arte e as mecânicas do jogo denunciadas após alguns segundos do trailer. A equipa pode ser pequena mas o coração está lá, no sítio certo.
A ação decorre no castelo do “Deus da sombra”, Veritus. Os jogadores vão enfrentar criaturas e resolver enigmas, recolher recursos e os equipamentos necessários para sobreviver aos desafios que vão ter pela frente. Armas e diversas ferramentas vão ser essenciais para combater os inimigos e resolver os diferentes desafios propostos. Haverá diversos refúgios seguros dentro do castelo onde os jogadores podem recuperar forças, não vão estar só a suar pela vossa sobrevivência, a tensão alivia-se nestes locais específicos. O objetivo principal é encontrar pedaços de uma chave espalhados pelo castelo, montá-las para abrir a sala do trono de Veritus e descobrir os segredos escondidos. De certeza que será mais um dos grandes lançamentos de Julho, que como Junho e Maio, estará recheado de bons jogos indie.