Penso que o filme Small Soldiers do Joe Dante, de 1998, já foi lançado numa época em que eu dificilmente decidiria gastar o meu curto orçamento pessoal para cinema para ir ver um filme de animação. Bem sei que são preconceitos de adolescente, na nossa batalha interna para tentar fazer transição para a idade adulta, com os nossos gostos a serem um reflexo disso mesmo.

Só há alguns anos o vi, e não acho também que seja um filme que muita gente revisite e que tenha uma qualidade que o inscreva nos anais da História da cultura. Aliás, não fosse o colossal sucesso de Toy Story, com a sua abordagem mais familar e emotiva, e duvido que Small Soldiers viessem a ser greenlit para produção.

Esta ideia de brinquedos que ganham vida já foi sobejamente explorada nos videojogos, e ainda no ano passado tivemos um finalista do Indie X intitulado Toy Tactics, que transforma o desafio de um tower defense numa literal brincadeira de crianças.

Não sendo inovador, é na realidade a sua excelente execução que torna Hypercharge: Unboxed uma excelente proposta nesta linha. O que o estúdio indie Cybercherries nos trouxe é um cruzamento de FPS com elementos de tower defense, onde brinquedos ganham vida e se envolvem em batalhas épicas para conquistar alguns pontos das divisões onde a acção se desenrola. 

Em Hypercharge: Unboxed assumimos o papel de uma action figure (de entre várias que vamos desbloqueando) numa guerra frenética para proteger vários núcleos contra ondas intermináveis de inimigos. 

Combinando a acção rápida dos FPS com a estratégia de tower defense, numa mistura que não sendo nova, tem tido algumas propostas de qualidade inferior, Hypercharge: Unboxed é surpreendentemente cativante. 

Como referi, precisamos de proteger vários pontos simultaneamente, defendendo os seus núcleos dos ataques implacáveis de brinquedos inimigos, que variam de terrestres a voadores. Cada inimigo, por mais diferente que seja, compartilha uma característica comum connosco: todos somos brinquedos, numa guerra fratricida onde o plástico derramado não escolhe facções.

Esta mecânica de defesa de múltiplos pontos exige de nós uma atenção constante e a capacidade de nos movimentarmos rapidamente aos diversos campos de batalha, onde a cooperação e a coordenação têm de ser exemplares, especialmente no modo multiplayer.

Um dos destaques deste indie é o seu design de níveis: os diversos cenários variam desde um corredor de supermercado até ao quarto de uma criança, e todos eles recriados com um nível de detalhe impressionante e que ganha outra imponência dada a nossa escala de action figure. Essa atenção ao detalhe não só enriquece a experiência visual, mas também adiciona uma camada de quase jogo de plataformas, obrigando-nos a conhecer bem os diversos obstáculos para nos deslocarmos entre os diversos pontos de forma optimizada.

Dada a nossa realidade e existência enquanto action figures, não é de surpreender que a  customização seja outro ponto forte do jogo. Podemos personalizar os personagens com skins que vamos desbloqueando, mas para além da estética, há opções de customização que afetam a jogabilidade, permitindo-nos escolher as armas que trazemos para cada missão.

Embora Hypercharge: Unboxed possa ser jogado em modo single player, é no multiplayer que a verdadeira diversão existe, seja online ou com o split-screen (o ecrã dividido, entenda-se, e não o Rui Parreira) a permitir que possamos unir forças com alguém perto de nós. Ou então embarcarmos em modo multiplayer competitivo local ou online permitindo para testarmos o domínio do quarto de brinquedos, de espingarda, caçadeira ou lança-chamas na mão.

Hypercharge: Unboxed da Cybercherries é visualmente deslumbrante, com os cenários e os personagens a terem um quase realismo de verdadeiros brinquedos, que nos faz sentir que fazemos parte de uma guerra fratricida entre bonecos. 

Esta é uma homenagem nostálgica à nossa infância, trazendo à vida a fantasia de uma guerra de brinquedos onde o level design assume um papel providencial nesta surpreendente imersão. Seja jogando sozinho ou com amigos, Hypercharge: Unboxed traz-nos incontáveis horas de entretenimento enquanto nos transporta para um mundo onde os brinquedos ganham vida e batalham pela supremacia do quarto, num Toy Story beligerante, mas extremamente bem-executado.