Os jogos focados na exploração oferecem uma alegria genuína a que os joga. É através do fascínio da descoberta, da emoção da aventura e da satisfação de desvendar segredos escondidos que é tão bom explorar em videojogos. Estas obras proporcionam mais do que apenas entretenimento; oferecem uma experiência rica e imersiva que envolve os sentidos e estimula a mente. Ao combinar narrativa, arte e jogabilidade, os jogos de exploração criam um mosaico de experiências que ressoam profundamente com os jogadores, tornando-os um género apreciado no mundo dos videojogos.

NAIAD

HiWarp – Espanha 

Data de lançamento não definida – PC

Elwin Gorman é o solo indie game developer da produtora espanhola HiWarp, que está neste momento a produzir NAIAD. Foi desde muito novo que Gorman ficou inspirado em ter uma carreira a criar videojogos de tão fascinado que ficou quando percebeu como é que os jogos são feitos. Gorman explorou várias caminhos profissionais na área dos videojogos, como a programação e design gráfico, onde descobriu que gostava não só de uma mas de várias disciplinas relacionadas com o desenvolvimento de videojogos. O que lhe motiva é a ideia de criar algo interativo e “vivo”, contudo o que influenciou a chegar ao conceito de NAIAD foram os longos passeios a pé que fazia junto às margens dos rios em Murcia, sul de Espanha, assim como o conhecimento que o seu pai tinha com a rede hidrográfica daquela região da Península Ibérica.

NAIAD é um jogo que vai puxar muito pela nossa vontade em relaxar. Não terá ação desenfreada, nem violência gráfica sem limites ou gráficos a roçar um realismo estéril, sem o mínimo cuidado de deixar uma marca própria, um sinal de que o jogo foi feito por uma pessoa que se preocupa com o que os visuais transmitem para além de competência técnica que o hardware consegue reproduzir. O que terá, então, NAIAD? Interações divertidas e pacíficas; animais amigáveis e adoráveis; música e uma sonoplastia propositadamente criada para uma maior imersão no jogo. Contudo, a maior curiosidade que tenho com NAIAD é conhecer a história que tem para contar e como é que a ninfa mitológica associada ao nome do jogo poderá ser o veículo para algo substancialmente interessante. Tenho a certeza, a avaliar pela arte já apresentada, que NAIAD nos dará uma vontade natural de a explorar e contemplar.

Way To The Woods

onepixel.dog – Austrália 

Data de lançamento não definida – PC 

O jogo está a ser feito por Anthony Tan e será publicado pela Team17. O facto de estar a falar da produtora, conhecida pela série Worms e por publicar vários indies como Yooka-Laylee, é porque esta assinou um acordo para publicar a obra Way To The Woods em 2016, quando Tan tinha apenas dezasseis anos. Não é todos os dias que uma editora toma a decisão de assinar um contrato de trabalho com um adolescente. O jogo deveria ter sido lançado no ano passado, mas dado que é Tan que está a fazer tudo sozinho, é natural que a sua obra sofra adiamentos. Até o próprio Sean Murray, criador de No Man’s Sky na Hello Games, elogiou Way To The Woods quando foi descoberto no Reddit.

Em Way To The Woods nós teremos o controlo de dois animais (um progenitor e a sua respetiva cria) da família dos Cervídeos, provavelmente um veado e um corço, que vão vaguear por um mundo estranho, completamente afastados do seu habitat natural. Não haverá uma jogabilidade única ou inovadora neste jogo vindo da Austrália, mas é o seu conceito que é tão interessante tal como o seu aspeto visual que nos faz recordar os grandes clássicos do cinema de animação da respeitada casa japonesa Studio Ghibli. A exploração será certamente algo que nos fará querer saber para onde o jogo quererá ir para entregar ao jogador uma experiência sem igual.

Townseek

Whales and Games – Portugal 

2024 – PC

Finalmente, mais um interessante título que está a ser feito cá em Portugal. Townseek é, mais concretamente, um jogo luso-mexicano porque apesar de ter ao leme Jorge Miguel Carvalho no game design e programação, a arte está a cargo do artista mexicano José “Moski” Sánchez que está a fazer um trabalho fenomenal com a arte do jogo e dado que é um jogo onde a exploração é um aspeto central, é bom que a direcção artística esteja no ponto certo. Tal como muitos jogos indie, o conceito original de Townseek foi criado numa game jam (um evento onde criadores de jogos se juntam para criar pequenos jogos num curtos espaço de tempo), a Global Game Jam 2021.

Townseek será um jogo que vos levará a explorar o mundo de animais antropomórficos, onde vão viajar numa aeronave para descobrirem novas localidades. Em todos os aldeamentos, cidades e vilas onde vão parar terão de fazer trocas comerciais. Essas trocas vão vos permitir amealhar dinheiro para comprar novos equipamentos que, por conseguinte, vos permitirão participar em novas atividades. O certo é que Townseek terá uma experiência calma a entregar aos jogadores e que podem explorar à sua livre vontade, sem pressas nem correrias. Querem explorar tudo? Podem. Preferem focar-se na campanhas principal? Também podem, a escolha é de quem joga.