21h05 de dia 16 de Maio de 1993, Dra. Dana Scully a proceder à autópsia de um cadáver desconhecido.
Não sei se alguma vez vos contei que já assisti a uma Dissecção na Faculdade de Ciência Médicas, no Hospital de S. João, visto que a minha velhinha Licenciatura pré-Bolonha tinha no seu currículo a cadeira de Anatomia no 2º ano, e tínhamos a possibilidade de assistir a uma aula com cadáveres juntos dos nossos colegas de Medicina. Como seria de esperar, se não tivermos nenhuma psicopatia, há uma estranheza muito grande em estar junto de um corpo, já morto, a ser dissecado e estudado. Como ateu acredito que a vida acaba com o término de funcionamento biológico do nosso corpo, e foi-me impossível não pensar em quem seriam aquelas pessoas e que vida teriam tido. A morte é o que nos espera, bem sabemos, e este processo pedagógico é importante na formação de médicos. Mas acho que nada nos prepara para esse contacto, ainda que com algum auto-controlo seja possível racionalizarmos o que está perante nós.
É por essa razão que tenho alguma dificuldade em compreender que Autopsy Simulator, desenvolvido pelo estúdio Woodland Games e surpreendentemente publicado pela Team17, tenha a tag de horror no Steam. Compreendo que qualquer procedimento médico pode chocar sensibilidades, mas como simulador deveria ter esse aviso, e não um rótulo que eu sinto não se coaduna com o que o jogo quer fazer.
Apesar das óbvias comparações com The Mortuary Assistant, os dois títulos vão em caminhos completamente diferentes. Ambos os jogos compartilham a temática do contacto com corpos pós-morte, mas divergem significativamente nas suas abordagens e execução. Enquanto The Mortuary Assistant é assumidamente um jogo de terror com elementos sobrenaturais, Autopsy Simulator é na realidade um simulador técnico com uma história mediana como pano de fundo.
Como referi, a designação de Autopsy Simulator como um híbrido de horror-simulador é enganadora, já que a essência do jogo reside numa simulação detalhada e realista do processo de autópsia. A história, mediana, muitas vezes serve mais como um complemento do que como o foco principal, sendo que o verdadeiro selling point é o minucioso processo médico e patológico, que foi desenvolvido com a consultoria do morfopatologista Eric Benjamin, garantindo assim um alto grau de precisão técnica nesta experiência únicos.
Explicando a mediania da narrativa de Autopsy Simulator, é na realidade a intervenção do protagonista que, ao gravar suas observações durante as autópsias, frequentemente acaba por ditar as conclusões antes que tenhamos a oportunidade de explorá-las por nós mesmos. Uma decisão frustrante para todos aqueles que, como eu, preferem descobrir e deduzir as informações de forma independente. Uma decisão narrativa que é vítima da tentativa de adicionar uma camada de autenticidade ao simular um ambiente profissional onde relatórios e gravações são prácticas comuns.
A tentativa de criar uma simulação realista é, sem dúvida, o ponto alto deste algo tétrico simulador: desde a abertura dos corpos até a análise detalhada dos órgãos e tecidos, cada passo do processo de autópsia é recriado com uma precisão impressionante. Essa dedicação ao realismo tem uma camada pedagógica, ensinando-nos sobre os procedimentos médicos e as complexidades da anatomia, tornando o jogo uma ferramenta potencialmente valiosa para estudantes e entusiastas da medicina forense.
Reconhecendo os pedidos da comunidade de jogadores, e a fragilidade do seu enredo, os criadores anunciaram recentemente a introdução de um modo de Autópsia sem qualquer narrativa. Este modo permite-nos um foco exclusivo no aspecto técnico e educativo do jogo, sem as interrupções da história, que na realidade, tinha muito pouco sumo. Este é um update que está a ser preparado como uma resposta directa ao feedback da comunidade que deseja uma experiência mais imersiva e menos guiada.
Autopsy Simulator é uma adição única ao mundo dos simuladores, oferecendo uma experiência que mescla educação e entretenimento de algo que naturalmente nos assusta. O modo de campanha actual acaba por prejudicar a exímia reprodução dos aspectos técnicos da autópsia, algo que será amplamente alterado (para melhor) com a inclusão do Autopsy Only Mode.