Depois de termos publicado um artigo sobre um jogo que quis fazer um Kingdom Rush Pré-Histórico da Wish, qual a melhor maneira de terminar esta sequência dedicada a jogos tower defense do que olhar para um dos estúdios que se manteve fiel ao género, quando até a PopCap pegou em Plants vs. Zombies e foi para o campo dos multiplayer shooters

Cumprindo dez anos de Kingdom Rush, Kingdom Rush 5 Alliance TD, do renomado Ironhide Game Studio, traz-nos algumas mudanças, não só ao universo onde o jogo acontece, mas também em decisões mecânicas inéditas para toda a série. 

Um dia gostaria de transmitir aos criadores de Kingdom Rush 5 Alliance TD que me conseguiram imprimir um sorriso na cara quando percebi que esta nova iteração estava marcada pela fusão inesperada entre os exércitos de Linirea, os heróis tradicionais da série, e o Dark Army, os tradicionais antigos vilões. Esta união de forças amparentemente beligerantes contra um inimigo comum dá-nos novas possibilidades tácticas ao permitir combinações criativas de forças antes inimigas e um leque de opções estratégicas ainda mais amplo.

Esta dualidade de opções materializa-se também por outro aspecto inédito: podemos trazer 2 heróis em simultâneo para cada missão, tentando articular de entre todo o elenco desbloqueado aqueles que melhor se ajustam a cada desafio. 

Essa é mais uma inovação de Kingdom Rush 5: Alliance TD apoiada na unificação conceptual dos exércitos de Linirea e do Dark Army, uma decisão que rapidamente sentimos que transforma completamente a dinâmica de jogo. Pela primeira vez na série podemos misturar torres e unidades de facções opostas: temos a liberdade de combinar o poder bruto das forças de Linirea com a astúcia e habilidades das criaturas do Dark Army. 

Esta liberdade em criarmos builds personalizadas e flexíveis em cada nível, dando-nos a oportunidade de experimentar diferentes sinergias e encontrar combinações que melhor se adequem ao nosso estilo de jogo, e/ou à missão em que estamos.

A variedade que aqui temos é ainda mais enriquecida por uma vasta selecção de heróis, cada um com as suas habilidades únicas, para além de feitiços poderosos que podem ser utilizados em momentos críticos. As opções à nossa escolha são tantas que cada nível oferece uma nova oportunidade de experimentar e inovar com todos os elementos que desbloqueamos, e/ou fazemos upgrade.

Se há algo icónico na série Kingdom Rush é a sua direcção de arte – motivando, até, a ser musa inspiradora de outros jogos – e Alliance TD consegue elevar ainda mais o patamar de qualidade artística da série. As animações são fluídas, detalhadas e cheias de personalidade, tanto para as torres quanto para as unidades. E visto que cada torre tem uma versão elite, que além de ser visualmente impressionante e memorável, ainda se interliga mecanicamente com melhorias significativas em combate. A originalidade e detalhe artístico dos inimigos e dos heróis – na sua linguagem tipicamente estilizada – continua a ser um dos pontos altos do jogo, com cada novo adversário a possuir uma identidade e capacidades próprias.

Para além disso, o jogo está repleto de twists e pequenas alterações em termos de level design, com missões que veem o cenário a alterar-se, e consigo, o desafio, aparentando ter vida própria, com brilhantes animações ambientais e interacções que fazem do meio envolvente algo mais do que um mero fundo estático.

Embora o jogo brilhe em termos de diversidade estratégica e visual, se há algo que me entristeceu foi o número limitado de níveis. A campanha, embora bem construída e envolvente, é mais curta do que eu esperava, assentando o ónus da rejogabilidade no desafio de completar os níveis com a pontuação máxima de 5 estrelas em várias dificuldades. Para os mais dedicados e que procuram um desafio mais agressivo, isto pode ser suficiente para estender a longevidade do jogo, mas para outros, pode parecer que a campanha principal se esgota rapidamente. O que ao mesmo tempo é um elogio, visto que a história termina imprimindo-nos a vontade de jogar mais.

Mecanicamente, Kingdom Rush 5: Alliance TD continua a evoluir com novas adições de unidades e torres, mas nem tudo está perfeitamente equilibrado. Um exemplo claro são as unidades aéreas, que parecem ser amplamente dominadoras no estado actual do jogo, obrigando-nos rapidamente a perceber que o segredo do sucesso passa por estruturar as nossas builds para as rebater.

Com uma skill tree relativamente curta, é-nos bastante fácil maximizar todas as habilidades com  médio esforço, assim como a capacidade de evoluirmos todos os heróis para o seu nível máximo, deixando-nos assim com o desafio de pegarmos em unidades e torres que não podem mais ser evoluídas e optimizar a nossa estratégia para derrear as missões mais avançadas.

É inegável que Kingdom Rush 5: Alliance TD mantém a excelência técnica e criativa pela qual a série é conhecida, elevando-a com a introdução de novas combinações estratégicas através da união de facções opostas. Para os fãs de longa data da série, a quinta iteração é uma celebração de tudo que Kingdom Rush faz de melhor, e para novos jogadores, Alliance TD é um bom gateway para o mundo dos tower defenses, num jogo que reafirma a mestria do Ironhide Game Studio como um dos grandes criadores do género.