Os jogos de estratégia são como se fossem xadrez digital. Se o cenário for de um conflito bélico, desafiam os jogadores a serem um Napoleão do século XXI. Tanto podemos chegar ao fim com uma vitória gloriosa digna da Batalha de Austerlitz,, ou com uma derrota vergonhosa como a Batalha de Waterloo que ditou o fim da carreira militar do imperador gaulês. Como é óbvio, o contexto deste tipo de jogos nem sempre é o da guerra. Há jogos onde a estratégia é fazer uma boa gestão, onde nem sequer há uma única batalha. A batalha que há é a luta contra o que o jogo nos dá para sobreviver, é prolongar ao máximo a nossa estadia no jogo. É isto que é bom, nos jogos, principalmente nos independentes, há variedade quanto baste para encontrarmos de tudo – como estes três que vos trago hoje.

Mystical Conquests

MormWare – França

2025 – PC 

O jogo de estratégia que agora vos apresento está a ser feito por Pierre Champon, um engenheiro de software francês com uma paixão de longa data por videojogos. A sua jornada começou na sua infância e, ao longo das últimas duas décadas, o que começou como um passatempo a criar pequenos jogos evoluiu para um verdadeiro labor profissional. Agora, Pierre está pronto para partilhar as suas criações com o mundo, agora é a vez de Mystical Conquests, depois de já ter lançado Mystical Tactics ainda este ano.

Este jogo é um RPG de estratégia por turnos, que tem como cenário um mundo em que as forças do mal estão a destruir todas as civilizações, cabe aos jogadores liderar um grupo de sobreviventes para defender e expandir a sua própria civilização. O jogo apresenta mapas gerados aleatoriamente, repletos de locais únicos, tesouros e inimigos variados, desde orcs a zombies. Os jogadores podem construir um império a fundar cidades, a aprender novas tecnologias e a erguer edifícios para recolher recursos, que podem ser usados para fortalecer os seus exércitos ou invocar seres mágicos. Com uma jogabilidade que combina batalhas táticas e uma camada estratégica inspirada em jogos 4X, os jogadores devem treinar soldados, gerir defesas e lutar contra o Senhor das Trevas e os seus lacaios para salvar o mundo.

Dawnfolk

Darenn Keller – França

2025 – Android, iOS, PC 

Darenn Keller começou a sua carreira como Gameplay Programmer em duas pequenas empresas de videojogos durante os seus estudos. Após se ter formado em Programação e Design de Jogos, passou três anos na Ubisoft Bordeaux como Game Designer, onde trabalhou nas séries Ghost Recon e Assassin’s Creed. Posteriormente, tornou-se um produtor independente, onde se aventurou a lançar o seu primeiro projeto a solo, Last in Space, em apenas um mês. Atualmente, está a criar, sozinho, Dawnfolk, anteriormente conhecido como Lueur and The Dim Settlers, o jogo que vos trago hoje.

O que é que este jogo tem de tão interessante? É um jogo de estratégia, mas foi desenhado para se jogar confortavelmente com um comando ou uma consola portátil, ou seja, tanto podem jogá-lo em casa ou em viagem, no telemóvel, por exemplo. Portanto, um jogo com estas características também é, segundo o seu autor, muito fácil de aprender e pode ser jogado em sessões curtas. Curiosamente, terá minijogos inspirados em títulos RPG e outros que recriam uma vida na agricultura inseridos num jogo para construir cidades. Mal posso esperar para ver Dawnfolk no próximo ano.

Dice Gambit

Chromatic Ink – Suécia

2025 – PC

Em produção por uma equipa de três pessoas – Anton, Joshua e Nina – que fazem a composição completa da produtora sueca Chromatic Ink, Dice Gambit já revela ser uma obra muito promissora, e já foi até finalista do Indie X em 2023. Caso queriam experimentar por vocês mesmos, basta dirigirem-se ao Steam ou à página itch.io do jogo para descarregar a demonstração disponível.

Em Neo-Talis, localidade fictícia do jogo, os jogadores lideram uma família personalizável de Inquisidores endividados, encarregues de caçar monstros que aterrorizam a cidade. À medida que os Inquisidores purificam a cidade, desbloqueiam habilidades poderosas e evoluem. O jogo combina estratégia com mecânicas de dados, permitindo aos jogadores combinar e relançar dados para desferir ataques devastadores e otimizar o combate. Com mais de duas centenas de habilidades e classes para desbloquear, os jogadores podem criar construções e sinergias únicas para dominar o campo de batalha. Além do combate, os jogadores desenvolvem o legado da sua família nobre, forjando alianças com elites excêntricas, casando-se para gerar herdeiros poderosos e desvendar segredos da cidade para moldar a sua ascensão ao poder.