6 de Março 2024… data em que o remaster de Suikoden I e II faz a sua grande estreia no PC, Nintendo Switch, PlayStation 5 e XBOX, enchendo um buraco na vida de todos que tinham se cruzado com ambos os jogos nos anos 90 e início de 2000.

Suikoden é um JRPG clássico que ficou “meio” perdido nos tempos, apesar de ter estreado uma série de componentes técnicas e artísticas que nunca tinham sido experimentadas em jogos anteriores, demonstrando o quão especial ainda é para o universo dos videojogos.

Com o Suikoden I&II HD Remaster Gate Rune and Dunan Unification Wars em fase de pré-lançamento (deitem um olho à página de Twitter de Suikoden), nada melhor que um guia com algumas ajudas… sem spoilers!

1 – O arranque custa sempre mais!

A primeira dica serve para ambos os jogos, e ela é: atenção às capacidades individuais dos vossos companheiros. Ou seja, se forem ao menu e visualizarem as características de cada um, vão encontrar uma letra S, M ou L associados a cada um. S significa que são unidades que só podem atacar fisicamente se estiverem na 1ª fila, e só farão dano a quem estiver na linha-da-frente. M é o mesmo, mas podem cair para a segunda-linha. E, finalmente, L, que é tipo a Rainha no xadrez. Podem atacar tudo e todos, a partir de qualquer posição.

Depois é importante perceber quem tem as melhoras valências físicas, mágicas, velocidade, força, etc, algo já mais geral dos RPG. Aconselho a não desperdiçarem as runas em personagens que tenha uma base de magia reduzida, pois mesmo que subam de nível, dificilmente vão desenvolver novos ataques nessa runa.

Um bom arranque, em que explorem os cantinhos do mapa inicial e visitem cada aldeia/cidade, pode ser crucial para terem uma aventura mais dinâmica e positiva.

Dentro desta dica deixo uma coisa direccionada só a Suikoden 1. Quando tiverem total controlo da vossa personagem e vos for permitido sair de Gregminster, tentem visitar Sarady, uma cidade localizada do outro lado da capital. Um dos NPCs vai vos ofertar uma runa genial. Se mais tarde visitarem com uma segunda personagem na vossa party, vão receber outra runa porreira!

2 – Papel, caneta e muita atenção nos duelos!

Suikoden 1 e 2 apresentam duas características muito interessantes e que eu pessoalmente raramente vi em outros jogos, ou talvez nunca vi de todo. Elas são: duelos entre certas personagens; e combates com unidades militares.

Começando pelos duelos, vocês serão colocados frente-a-frente a um adversário, existindo três opções: attack, special attack e guard. Se é a vossa personagem principal, obrigatoriamente vão ter de ganhar este combate em 90% das vezes, ou vão directamente para um game over e em alguns casos esse fim antecipado, força a que recuem até ao último ponto de gravação. Num caso em especifico, isso pode valer cerca de 20 minutos de jogo…

Noutras situações, os duelos até podem colocar outras personagens do vosso bando de rebeldes nesse frente-a-frente… porém, caso ele seja derrotado, o jogo continua, significando isto que o melhor final não está mais ao vosso alcance.

Solução? Papel e caneta, ou telemóvel na mão. Vejam o que o vosso adversário diz, porque os diálogos têm pistas sobre o que este vai ou não fazer. Como num soulsborne, talvez não vão conseguir à 1ª tentativa, mas o conhecimento que adquirem pode ajudar no 2º assalto.

Duelos no suikoden 1 (Fonte: Konami)

3 – Senhor, quais são as suas ordens?

Como dito no ponto anterior, existem duas características que marca Suikoden (entre várias), sendo a cena do teatro de guerra uma delas. Em certos momentos, vocês vão ser atirados para o mapa, com algumas unidades espalhadas pelo terreno de combate.

Aqui poderão se movimentar e criar uma situação estratégica, sendo quase como um xadrez mais ritmado e intenso. Porém, e à excepção de alguns combates em que o resultado já está premeditado, vocês têm o poder para alterar o rumo dos acontecimentos e guiar as vossas tropas à vitória.

Importante por isso reverem quem lidera cada pelotão, quem está como braços direitos do comandante, existindo uma série de combinações possíveis e que podem dar uma força extra a estas unidades. Isto vai exigir um pouco de trabalho, mas vão sentir o destino do mundo de Suikoden 1 e 2 nas vossas mãos.

Uma atenção especial, por favor… certas personagens podem morrer em definitivo e permanentemente, caso percam a vida nestas batalhas. Tenham atenção a esse pormenor.

Batalhas em Suikoden 2 (Fonte: Konami)

4 – Por favor, deem uma oportunidade a todos (Suikoden 2)

Ok, sem querer revelar muito, a certa altura vão ter um combate “largo” pela frente e esse combate vai necessitar que componham três equipas de seis unidades. Ou seja, estas dezoito personagens têm de ir minimamente preparadas para esta batalha, seja pela subida de nível, melhoria nas armaduras e armas, runas anexadas, e pelos itens que têm no bolso.

Caso contrário, bem, será praticamente impossível de sobreviver e aguentar esse dificílimo combate que vão ter pela frente. Este combate se sucede no momento em que marca o meio do jogo.

Isto serve também para vocês darem uma boa oportunidade às várias personagens que vão surgindo e se juntando à demanda, existindo um excelente leque de opções, estando preparados para tudo o que vier. Para efeitos de história, gosto sempre de ter comigo (e isto é sem spoilers): Rioux, Luc, Flik, Viktor, Kahn e Sierra. Mas nas várias visitas que fiz a Suikoden 2, joguei com todos os membros, o que demonstra a qualidade de oferta.

5 – Não tenham vergonha de usar o Suikosource

Há algo importante e que vale a pena discutir… o uso de guias. Como o “debate” de baixar a dificuldade de um jogo para o mínimo possível, a utilização de guias ou manuais que ajudem a esclarecer certos pontos de um jogo é sempre algo de alguma crítica. Porém, é uma posição errada a ter já que os guias podem facultar ajudas importantes aos jogadores que queiram ter uma viagem suavizada e dinâmica sem que falhem nada de importante pelo caminho.

Em Suikoden há centenas de questões, segredos, mistérios e pormenores que podem escapar a qualquer um, especialmente no encontrar as 108 personagens desbloqueáveis. Por isso, por favor não tenham receio de pesquisar pelo Suikource um dos melhores guias desta saga de jogos da Konami, podendo até evitar certas secções se o desejarem.

Suikoden é uma viagem espiritual e fantástica que merece todo o carinho e dedicação possível, encerrando em si um universo de surpresas, mistérios, twists e detalhes microscópios que têm de ser devidamente apreciados para perceberem o impacto que teve na indústria no final dos anos 90.