O melhor seguimento ao artigo de ontem sobre Expelled! é mesmo continuar a falar de histórias interactivas que misturem mistério e que esbatam o espaço entre videojogo e livro. E quase de propósito temos YOUR HOUSE, um jogo indie desenvolvido pelo estúdio espanhol PATRONES & ESCONDITES, lançado a 27 de Março de 2025 para PC, iOS e Android.
A combinação que vemos em YOUR HOUSE de elementos de romance policial interactivo com mecânicas de puzzles ao estilo escape room é uma ideia envolvente que nos agarra de imediato.
Mantendo também o tom de protagonistas jovens e expulsas de colégios privados como tivemos em Expelled!: aqui acompanhamos a jovem Debbie numa narrativa que decorre nos anos 1990. Debbie é uma adolescente rebelde que, no seu 18º aniversário, vê a sua vida desmoronar-se por completo: não só é expulsa da escola, traída pelo namorado e pela melhor amiga, e é também atropelada por um carro.
À meia-noite daquele que será até então o pior aniversário que já teve, encontra um envelope misterioso com um enigmático postal no interior, acompanhado apenas de uma morada e de uma chave. Sem nada mais a perder num dia terrível como este, decide fugir do internato e dirigir-se ao endereço indicado, descobrindo aí uma mansão repleta de segredos.
A mansão é – mecanicamente falando, um escape room – funcionando como um puzzle vivo, abrigando os passados ocultos de três personagens enigmáticos.
À medida que exploramos a casa, desvendamos histórias interligadas que abordam temas como identidade, maternidade e o real preço da liberdade, com a narrativa a ser inspirada numa história real sobre um apartamento em Manhattan, projetado pelo arquitecto Eric Clough, que continha mistérios ocultos.
Como já perceberam, YOUR HOUSE é um jogo baseado em texto e ilustrações, onde avançamos através da leitura e resolução de puzzles intricados, mas não lhe chamaria de forma alguma uma visual novel. Diria que está mais próximo de um livro interactivo onde os enigmas estão integrados na narrativa, e exigem de nós uma grande atenção aos detalhes para serem solucionados. A exploração da mansão revela portas ocultas, salas secretas e passagens subterrâneas, incentivando a curiosidade e a descoberta.
Em termos de direcção de arte há aqui a adopção de um estilo inspirado nos comics noir, as imagens e paleta de cores limitada remetem para uma vaga de BDs indie americanas, e muitas vezes dei por mim a pensar se haveria espaço para YOUR HOUSE ser um livro físico, palpável?
YOUR HOUSE desafia as fronteiras entre jogos e literatura, com um mistério que temos de percorrer com a resolução de puzzles acessíveis, ainda que alguns deles relativamente crípticos. Agrada-me sobretudo que os jogos indie abracem formas mais literárias de contar histórias, submergindo-nos em mistérios interessantes como os grandes clássicos policiais ainda hoje nos fazem.