Nunca vos aconteceu se terem perguntado porque raio compraram determinado jogo? Ou pior, somando a essa dúvida ele acabar por se tornar um guilty pleasure? Pois, foi mais ou menos o que me aconteceu com Supercar Collection Simulator, um simulador de loja de carros de brincar que faz corar Hot Wheels de inveja! 

Enquanto instalava Supercar Collection Sinulator estava a pensar porque motivo continuo a aceitar jogos que sei à partida que não vou gostar, afinal todos os jogos que tentam reproduzir um trabalho costumam aborrecer-me, para isso já chega o tempo que passo mesmo a trabalhar, houve no entanto algo de maquiavelicamente viciante neste jogo que irá agora ser lançado em Acesso Antecipado, ainda com muitas das funcionalidades em desenvolvimento, talvez a forte componente de tycoon, talvez a grande componente de colecionismo, ou mesmo, e aqui é uma novidade, a necessidade de ter todos os produtos direitinhos e organizadinhos nas prateleiras. Vá, ter descoberto um exploit ajudou imenso. 

Em Supercar Collection Simulator abrimos e gerimos uma loja de carros de brincar que imitam na sua concepção o desenho dos Hot Wheels, mas tendo o cuidado de evitar conflitos dos direitos autorais, mas percebemos mal olhamos. Para além das tradicionais caixinhas de carros podemos comprar outros itens como lançadores diversos, peças para substituição ou saquetas de cartas que servem como power ups para o jogo de mesa que tenta, de certa forma, reproduzir corridas nas pistas de mesa. Falarei desse modo mais à frente. 

Não digo que se faça o mesmo que numa loja, mas todo o processo de jogo em Supercar Collection Simulator é moroso. Temos que gerir o nosso orçamento para fazer as encomendas, pagar a electricidade e o aluger da loja, receber a encomenda, desempacotar a encomenda, colocar tudo nas estantes, decidir os preços de venda para todos os itens, abrir a loja, atender os clientes e fazer o pagamento, seja no terminal de multibanco, seja recebendo dinheiro e dando o troco. 

Inicialmente vêm poucos clientes e o número vai aumentando. Inicialmente pensei que isso tivesse a ver com o nível da nossa loja, mas o que dá a entender é que há um soft cap de clientela, já que a determinado ponto não parece ser o número de clientes que aumenta, mas sim o valor dos produtos que nós lhes conseguimos oferecer. 

Provavelmente não faria grande diferença aparecerem muitos mais já que uma das funcionalidades é a de contratar empregados, algo que aliviaria muito a nossa carga de trabalho e libertaria espaço e tempo para podermos divertir-nos com outras funcionalidades, como as corridas. 

As corridas na loja não têm grande história. Para além de vendermos os carros também podemos abrir caixas de diversas qualidades e colecionar carros. Ajuda podermos vender os repetidos em expositores, o que faz com que o lucro ou prejuízo de abrirmos as caixas nunca seja grande. Aí, tendo carros, power ups sob forma de cartas e um NPC para correr contra nós, a corrida começa. Sabemos à partida o carro do nosso adversário, depois temos de escolher o nosso, juntar os power ups que ele puder levar e começar. A corrida é completamente automática a partir desse ponto. Durante 8 voltas os carros vão andando, mas o resultado fica mais ou menos perceptível quase à partida. O vencedor ganha o carro do derrotado. O jogo é giro, mas joguei pouco porque tinha toda a loja para gerir, sendo que a maior utilidade das mesas foi gerar lucro para a loja com o aluguer à hora. E as mesas são muito lucrativas… 

Há uma leaderboard online para percebermos quem é o maior colecionador, embora haja um item que nunca percebi ao certo o que era e como entrar nessa lista. Há também a promessa de no futuro ser possível jogar online com outras pessoas, ou trocar carros repetidos. 

Podemos também colocar alguns pósteres na parede, mas não parecem ter alguma utilidade para além da sua função estética. 

Excluindo exploits o lucro é bastante baixo e a progressão lenta, o que torna o grind excessivo. Talvez isso seja melhorado com a contratação de empregados, mas olhando ao lucro que tinha no final de cada dia sem o emprego de um erro de preçário de um item, penso que ficaria muito difícil pagar a alguém para ajudar na loja, mas não sei como essa funcionalidade será implementada. 

Vamos melhorando a nossa loja com acesso a novos itens ao subirmos de nível, ou ao conseguirmos comprar esse mesmo acesso. Algumas vezes é uma mistura dos dois. A nossa loja também pode ser aumentada, com um aumento na renda e conta da luz, mas a determinado ponto não me pareceu compensar já que não tinha clientes suficientes para comprar mais material. 

Algo que me parece um bug é que todas as encomendas de pistas não apareceram, algo que causou muito transtorno na fase inicial onde o dinheiro rareava, e a certo ponto deixei de tentar. As últimas nem experimentei a ver se apareciam. O que já não parece bug é o facto de não existir música, nem de elevador, o que me levou a jogar sempre com o Spotify ligado. Já os efeitos sonoros são perfeitamente aceitáveis, apenas decidiram não ter música. 

Em resumo, sei que Supercar Collection Simulator é uma imitação da Wish de outros jogos similares, e nem me parece ser o melhor nesse aspecto, mas a razão destas cópias aparecerem é os programadores saberem que estes jogos viciam. Vê-se imenso isso a acontecer no mercado móvel, não há razão para o PC ser uma excepção. Claro que se gostam deste tipo de jogos, também irão gostar de Supercar Collection Simulator, mas a similaridade com outros jogos do género é tão evidente que não cria uma diferença mecânica suficiente para o comprar caso tenham outro. É o primeiro do género que querem comprar? Força nisso! Têm um parecido? Então talvez não valha a pena, mesmo que eu tenha gostado imenso de jogar.