Mewgenics tem uma longa e tortuosa história de um jogo indie, com um enorme pedigree, que muito facilmente poderia ter ficado pelo caminho (como tantos outros). Passados 12 anos e num mundo bem diferente, Mewgenics vai finalmente ver a luz do dia, este humilde “analista” fica deveras feliz por tal acontecer pois a promessa é grande.

Fazendo uma breve introdução, este projecto é encabeçado por dois vultos da indústria Edmund McMillen e Tyler Glaiel. O primeiro a estar na criação de duas lendas dos jogos indie (e mesmo dos jogos em geral), Super Meat Boy e The Binding of Isaac, já Tyler colaborou com McMillen em projectos de The Binding of Isaac e The End is Nigh.

A produção inicial de Mewgenics começa em 2012 ainda sobre a alçada da Team Meat mas o seu desenvolvimento viu-se assolado pelo famoso “feature creep” e a sua produção foi parada em 2014, para mais tarde McMillen, já fora da Team Meat, adquiriu os direitos do jogo e retomou a sua produção.

Mewgenics o jogo!

Como descrever este jogo de forma simples!!? Não é fácil de todo. Estamos perante  um Tactical RPG, roguelike, life simulation, etc. A proposta é sem dúvida complexa, agora será que entrega ao nível que se espera!?

Vamos então fazer um pequeno preâmbulo pelo game loop do jogo. No coração de Mewgenics o jogador prepara expedições de gatos aventureiros para partirem em demandas cada vez mais complicadas e difíceis, à boa moda de certo e determinado RPG, podemos atribuir classes (clérigo, ranger, mago, tanque, etc), aos destimidos felídios que lançamos no mundo. Uma vez no mundo vão encontrar aventuras por locais icónicos como o beco, a sucata, os esgotos e afins. Com encontros e batalhas a serem gerados procedimentalmente, cada saída torna-se única, para adicionar a isso cada gato tem direito apenas a uma investida pelo mundo, após essa aventura vira reformado,

Os encontros como já referi são gerados procedimentalmente e essencialmente são combates por turnos numa grelha. Após uma aventura os gatos voltam a casa e aí mudamos o chip para a gestão do nosso estábulo, é como se de outro modo de jogo tratasse, passamos de uma aventura RPG com combate para modo SIMS, gerindo a casa, garantindo que os nossos gatos tem tudo para uma vida confortável. É aqui que encontramos aquela que provavelmente o aspecto mais interessante do jogo, a gestão da reprodução dos nossos gatos: Ao longo das suas aventuras os nossos gatos ganham novas habilidades e a nossa forma de manter e melhorar para a próxima tentativa é cruzando os gatos de forma a eles transmitirem as melhores características à geração seguinte.

Eu como filho de uma criadora de cães estou bem ciente das dificuldades e desafios em criar para perpetuar determinadas características. Até mesmo os cuidados que são precisos para criar vários animais dentro de uma casa e garantir que não se matam.

Como brilham as partes de Mewgenics para criar um todo mais forte!?

Ora bem, quando me vi deparado com tantas mecânicas mescladas num só jogo, pensei que poderia ser confuso e detrimental de uma jogabilidade entusiasmante. Porém esse não é o caso em Mewgenics.

Vejamos as partes e quão boas (ou más), são:

Combate tático por turnos

No inicio de cada aventura escolhemos classes para os nossos gatos, o que confere logo muita profundidade ao jogo, pois devemos garantir sinergias tanto entre classes como escolher a classe mais adequada a cada gato. O combate em si é bastante tático, os cenários carregados de efeitos ambientais que afetam diretamente o desfecho que cada combate. O facto de as ações terem consequências ainda acrescenta mais valor a estes momentos.

Achei o combate rico, simples mas com muita profundidade. E como precisamos de saber quais são as características que queremos perpetuar nos nossos gatos, cada combate exige observação de forma a perceber o que funciona e o que não funciona. Confesso que inicialmente estava desconfiado em relação ao combate mas achei francamente bom e aditivo, as batalhas estão carregadas de tensão num ambiente super interessante, as nossas escolhas importam e existe dinâmica.

Combate tático por turnos em Mewgenics com gatos em grelha isométrica

O sistema de procriação

Em muitos aspectos esta é o ex-líbris do jogo. É através deste sistema que temos a nossa progressão roguelike: os nossos gatos fazem apenas uma aventura, mas depois disso podem procriar de forma a passar as características vencedoras à geração seguinte. Não é mestria fácil, pois por vezes podemos encontrar a nossa casa lotada de enérgica gataria, temos que isolar os elementos que queremos e esperar que eles decidam ter uma noite de romance, com sorte a sua prole será exatamente o que precisamos para uma aventura mais longa e rentável.

É um sistema complexo e muito divertido, que obriga a escolhas, tentativa e erro e… muitos gatos!! O que valorizo aqui é o facto de conseguirem que não se torne num grind, os gatos vão nascendo os gatos vão morrendo e a vida continua.

Sistema de procriação em Mewgenics

A gestão da casa

Para mim, talvez a parte menos entusiasmante do conjunto, mas ainda assim bastante bem conseguida. É um sistema com impacto real no jogo, sem nunca se tornar intrusivo ou excessivamente pesado.

A gestão da casa funciona como um momento de pausa entre expedições, permitindo reorganizar ideias, preparar o futuro e lidar com as consequências das aventuras anteriores.

É aqui que se concentra grande parte da interação com os NPCs, que são deliciosos, cheios de personalidade e humor, é onde recrutamos novos gatos da rua, adquirimos novos itens e desbloqueamos melhorias.

Surgem também alguns eventos de defesa interessantes, que ajudam a quebrar a rotina e a manter o jogador atento, mesmo fora das expedições principais.

Como já referi, não é a vertente que mais me entusiasma em Mewgenics, mas está claramente bem pensada, bem integrada e nunca parece um apêndice artificial. Pelo contrário, complementa de forma eficaz o combate e o sistema de procriação, ajudando a dar coerência e ritmo a toda a experiência.

Gestão da casa em Mewgenics

Arte e som

Embora a arte e o som não sejam para muitos o ponto principal de um jogo, para mim são absolutamente fundamentais. Posto isto a arte em Mewgenics está incrivelmente bem conseguida. Adoro o aspecto de cartoon com um acabamento cru mas extremamente bem conseguida. A palete de cores habilmente escolhida, as linhas tortas, intencionalmente imperfeitas, fazem deste, um jogo que abraça o “feio” e fica lindo.

Quanto ao som diria que está excelente. Toda a atmosfera criada, aliada às músicas personalizadas de cada boss são sublimes. De tal forma que tive que encontrar quem é responsável por esta obra, o grande oráculo que é a internet respondeu, os responsáveis são o duo Ridiculon, colaboradores de longa data de Ed McMillen. Muitas vezes nem reparamos no som ou na música de um jogo, em Mewgenics, estes factores valem a pena por si só. Desde que comcei a jogar é frequente passar o dia a trautear as músicas do boss que matei na noite anterior.

A arte e som em Mewgenics são inspiradas

E então!! Devo comprar Mewgenics?

Mewgenics chega carregado de expectativas. São mais de 12 anos de desenvolvimento, um legado pesado e um nome — Edmund McMillen — que, por si só, já cria expectativas elevadas.

A responsabilidade era enorme e, felizmente, o jogo não só aguenta esse peso como o transforma em identidade.

Mewgenics não é um jogo simples, nem tenta sê-lo. É um título que exige atenção, curiosidade e vontade de aprender os seus sistemas. Mas quem estiver disposto a isso encontra aqui uma experiência profundamente recompensadora, original e cheia de personalidade.

A conjugação entre combate tático, progressão roguelike e gestão de procriação resulta num loop viciante, onde cada falha ensina algo e cada sucesso abre novas possibilidades.

Portanto, a resposta é simples: sim, deves jogar Mewgenics. Especialmente se gostas de jogos indie ambiciosos, sistemas profundos e experiências que confiam na inteligência do jogador. Mewgenics não é apenas mais um jogo no catálogo, é uma prova de persistência criativa e, acima de tudo, um excelente jogo. Para mim 2026 tem já uma entrada muito forte para jogo do ano, este vai ficar instalado muito tempo.. agora vou comprar mais areia de gato.