Psicologia

Momento Zen, Opinião

Jogos que nos preparam para o pós-quarentena!

Há muita coisa que nos pode ajudar a distrair, os costumes bons velhos amigos dos livros, os filmes e séries, rádio, as tarefas caseiras e sobretudo os videojogos. Cada uma destas coisas ajuda-nos abstermo-nos dos problemas e a passar o tempo, os jogos em especial ajudam-nos a viajar um pouco mais longe.

Opinião

Videojogos: ferramenta de saúde em fase de COVID-19?

Há ainda quem na indústria não tenha integrado oficialmente a campanha mas esteja a realizar atividades promocionais em tempos de COVID-19.

Opinião, Pais-Galinha

Como e quando deve uma criança ter acesso a ecrã e aos videojogos?

Depois de se debruçar pela perturbação de adição aos videojogos em 2018, a Organização Mundial de Saúde trouxe agora em 2019 as “Linhas guia para a actividade física, comportamento sedentário e sono para crianças a baixo dos 5 anos de idade”.

Opinião

Depois de mais uma tragédia, os videojogos continuam a ser o bode-expiatório

Depois de mais um school shooting, desta vez no Brasil, os videojogos voltaram a ser justificação para uma tragédia similar.

Opinião, Pais-Galinha

Trivialidades dos novos tempos: as novas ambições

O que devemos pensar das novas áreas vocacionais? E onde devem as famílias procurar mais informação?

Opinião

Choramos mais facilmente com ficção do que com a nossa própria vida?

Na sociedade moderna, só existem duas saídas para as histórias, ou temos um fim, ou ficamos eternamente a imaginar esse fim num limbo eterno. O meio não é suficiente.

Opinião

O Sistema do Desconhecido, do Mediatismo, dos Media e do Medo

Como os media generalistas utilizam os videjogos como o medo da época, e o quanto estão errados.

Pais-Galinha

10 estratégias de vivência saudável para pais com filhos jogadores

“Vem comer! Não te chamo mais vez nenhuma” – disse a mãe exausta e irritada. “Já vou mãe… estou só a acabar uma cena.…

Opinião, Pais-Galinha

Baleia-Azul – Um Alerta para a Saúde Mental e não apenas para os jogos

Baleia-Azul: o “jogo” mortal das redes sociais visto à lupa da Psicologia e da Pedagogia, abordando as raízes da Depressão e da fragilidade em jogá-lo.

Opinião

Videojogos, violência e empatia. O que os separa ou une

Gregor Szycik decidiu investigar se realmente os videojogos violentos provocavam efeitos a longo prazo de dessensibilização ou diminuição de empatia.