Ter os apontamentos organizados é meio caminho andado para que não surjam surpresas indesejadas.
O que é que todas as grandes histórias têm em comum? São épicas, sim. Contêm todo um rebuliço de emoções. Prendem-nos desde o princípio. Mas, tal como tudo, mais cedo ou mais tarde, chegam ao fim. A forma…
No último artigo falámos do essencial para criar itens e equipamento variado para as nossas sessões de jogos narrativos. Terminámos com a promessa de que falaríamos sobre a criação de raças e de classes… e aqui estamos. De…
Jogos narrativos não servem só para contar histórias. Muitos de nós aproveitam a liberdade que estes nos garantem para dar uma marca ainda mais pessoal a cada sessão. Não é só criar um mundo, a sua mitologia e…
Todas as aventuras, por mais grandiosas ou épicas, acabam por chegar a um fim. Tal pode ser ditado pelo culminar de todos os eventos que as desencadearam, pelas graves lesões que marcaram e incapacitaram os aventureiros, ou pelo…
Há várias formas de dar um pouco mais de vida às nossas personagens, e a mais fácil de o fazer prende-se a dar-lhes não só problemas reais, mas também embuti-las com emoções dessa mesma natureza. Elas devem ser…
Jogos narrativos são sinónimos de aventura, que por sua vez é sinónimo de proezas inimagináveis, como derrubar criaturas colossais, varrer impérios de tirania e recuperar artefactos há muito esquecidos de locais remotos. São bons exemplos de aventuras e,…
Várias são as vertentes filosóficas que defendem que todos nós temos um propósito, e, para que tal aconteça, há uma série de condições que têm que ser reunidas para que esse mesmo objectivo se concretize. Tanto podem ser…
Como Mestres de Jogo, é da nossa responsabilidade garantir que os nossos jogadores se divertem à mesa e que aquilo que vivem à sua volta fica com eles durante o maior período de tempo possível. É por isso…
Todos gostamos de dar vida às personagens que criamos, e muitas das vezes fazemos isso tendo por base a inspiração em criações nossas adoradas em outros meios como o cinema. Não é à toa que muitos (eu incluído)…