RPGs de mesa

Hens of Pen and Paper

Quando uma campanha chega ao fim

O que é que todas as grandes histórias têm em comum? São épicas, sim. Contêm todo um rebuliço de emoções. Prendem-nos desde o princípio.…

Hens of Pen and Paper

Levanta-te e Anda: Dicas Para a Criação de Raças e Classes em Jogos Narrativos

No último artigo falámos do essencial para criar itens e equipamento variado para as nossas sessões de jogos narrativos. Terminámos com a promessa de…

Hens of Pen and Paper

Forjando Itens e Equipamentos

Jogos narrativos não servem só para contar histórias. Muitos de nós aproveitam a liberdade que estes nos garantem para dar uma marca ainda mais…

Hens of Pen and Paper

O Fim da Aventura

Todas as aventuras, por mais grandiosas ou épicas, acabam por chegar a um fim. Tal pode ser ditado pelo culminar de todos os eventos…

Hens of Pen and Paper

A Inclusão de Romance e de Cenas Picantes em Jogos Narrativos

Há várias formas de dar um pouco mais de vida às nossas personagens, e a mais fácil de o fazer prende-se a dar-lhes não…

Hens of Pen and Paper

Tempo Livre em RPGs de Mesa

Jogos narrativos são sinónimos de aventura, que por sua vez é sinónimo de proezas inimagináveis, como derrubar criaturas colossais, varrer impérios de tirania e…

Hens of Pen and Paper

RPGs de Mesa e a Ideia por Detrás do Design

Várias são as vertentes filosóficas que defendem que todos nós temos um propósito, e, para que tal aconteça, há uma série de condições que…

Hens of Pen and Paper

Jogos Narrativos e o Dilema das Expectativas

Como Mestres de Jogo, é da nossa responsabilidade garantir que os nossos jogadores se divertem à mesa e que aquilo que vivem à sua…

Hens of Pen and Paper

Ideias Alternativas Para a Criação de Personagem

Todos gostamos de dar vida às personagens que criamos, e muitas das vezes fazemos isso tendo por base a inspiração em criações nossas adoradas…

Hens of Pen and Paper

A Bênção dos Starter Sets e dos Quickstarts

Contar histórias não é difícil. Precisamos apenas de uma audiência e de alguém para dar vida à mesmas através das suas palavras. Mas a…