Ter os apontamentos organizados é meio caminho andado para que não surjam surpresas indesejadas.
Aqui ficam uma série de sugestões para que não parem de jogar e de partir em aventuras com os vossos jogadores.
Lembrem-se apenas que podem reencontrar o que perderam, mas nunca o que abandonaram.
No que toca a escrever uma história, a forma como o fazemos e o método que utilizamos tende a variar consoante aquilo que pretendemos. Se estivermos a escrever um livro ou um conto, um bloco de notas é…
“Brasília, 1990. O Foro de São Paulo emprega tecnologia da moribunda União Soviética para criar soldados socialistas perfeitos, combinando o DNA humano com o ursídeo. É chagada a hora de acabar de vez com os Illuminati nazistas reptilianos…
Todos gostamos de nos juntar com o nosso grupo de amigos e desfrutar de uma série de horas bem passadas. Então se o conseguirmos fazer a custo 0, parece a junção do útil ao agradável. É verdade que…
O que é que todas as grandes histórias têm em comum? São épicas, sim. Contêm todo um rebuliço de emoções. Prendem-nos desde o princípio. Mas, tal como tudo, mais cedo ou mais tarde, chegam ao fim. A forma…
No último artigo falámos do essencial para criar itens e equipamento variado para as nossas sessões de jogos narrativos. Terminámos com a promessa de que falaríamos sobre a criação de raças e de classes… e aqui estamos. De…
Jogos narrativos não servem só para contar histórias. Muitos de nós aproveitam a liberdade que estes nos garantem para dar uma marca ainda mais pessoal a cada sessão. Não é só criar um mundo, a sua mitologia e…
Todas as aventuras, por mais grandiosas ou épicas, acabam por chegar a um fim. Tal pode ser ditado pelo culminar de todos os eventos que as desencadearam, pelas graves lesões que marcaram e incapacitaram os aventureiros, ou pelo…