Em RPGs de mesa, é mais que comum ver cabeças a rolar e outros actos relativamente imorais a ter lugar. Os jogadores (e as suas personagens) não são estranhos aos vários tipos de violência, e se alguém se…
Começar uma nova campanha num qualquer jogo de RPG de mesa é relativamente simples. Pessoalmente, gosto de manter a mentalidade de uma one-shot ser uma potencial campanha, principalmente quando aqueles que estão a jogar são pessoas novas…
Há RPGs de mesa que nos obrigam a olhar o medo nos olhos, outros que nos destroem com valentes quebra-cabeças, ainda há os que nos guiam por uma jornada épica do mais puro heroísmo… e depois há aqueles…
Mestrar uma sessão de um RPG de mesa é diferente de jogar nela (principalmente se o RPG em questão assumir a estrutura tradicional de Mestre de Jogo e de jogadores). É diferente porque deixa de se gerir uma…
Já falámos previamente sobre o espectro de moralidade e do quão mais interessante é ter personagens que possam ser identificadas como cinzentas em vez de algo no extremos opostos. Isto acabará por dar complexidade à personagem e faz-nos…
Graças às novas tecnologias, conseguimos ultrapassar aquele que até então era tido como o maior entrave no mundo dos RPGs de mesa: a distância. Com as mesas online conseguimos reunir pessoal dos quatro cantos do país e até…
Em RPGs de mesa a imersão dita a diferença entre uma mera sessão de jogo e uma experiência sobre a qual se irá falar durante um longo período de tempo. É aí que entram as vozes no momento…
Os dados tendem a ser o elemento tradicional que faz a ligação entre o plano de imaginação do sistema de RPG de mesa que se está a jogar e o mundo real. Mediadores que, como agentes do destino,…
Quando estamos a preparar a nossa próxima sessão de RPG de mesa, é normal perdermo-nos em notas de variável grau de complexidade sobre o que poderá ou não ter lugar. Desde de descrições do cenário às acções de…
Antes de avançar, parece-me mais que oportuno dizer que a minha experiência com “Vampire: The Masquerade” se resume a um par de sessões de “Vampire: The Masquerade – 20th Anniversary”, nas quais participei como jogador, e ao jogo…