Quantas vezes alguém já acusou as vossas sessões de jogo como perda de tempo? Quantas vezes já vocês próprios sentiram que passam demasiado tempo a jogar e que esse tempo pode estar a ser desperdiçado para algo com mais significado? Ontem, quando assistia preguiçosamente a um episódio especial da série Total Wipeout, percebi que todas as horas agarradas a comandos tinham afinal um objectivo traçado na teia temporal e que talvez exista essa coisa chamada destino.

Para quem não conhece, Total Wipeout é um concurso televisivo que pode ser descrito como os Jogos sem Fronteiras em Esteróides com Tempos Extremamente Longos de Air Time. Baseado no insano Takeshi’s Castle, mas fruto de uma mente criadora muito mais doentia e perversa, o show britânico (depois adaptado aos Estados Unidos) coloca os concorrentes frente a frente a enormes obstáculos infernais que prometem sacudir, esmurrar, empurrar, projectar no ar e fazer cair muitas, mas mesmo muitas vezes os intrépidos, porém frustrados, jogadores. Da responsabilidade da BBC, este programa prova que o serviço público pode realmente existir.

Eu já passei mais de 30 anos a evitar o perigo.

 

Enquanto observava as dezenas de quedas, cabeçadas e impactos descontrolados dos concorrentes, deu-se a epifania. Eu sei atravessar aqueles caminhos! Eu sei contornar aqueles obstáculos! Eu já treinei aquilo a minha vida toda. De cada vez que balancei nas ossadas em Lion King; quando fugia de pedras rolantes em Crash Bandicoot; nos saltos quase desesperados de Enslaved e  de Tomb Raider; no quase impossível evitar de obstáculos em Super Mario Galaxy e em Gex: Enter The Gecko; nas fintas impressionantes aos inimigos de Donkey Kong Country Returns e de Zool; no tremido e arriscado atravessar entre plataformas de Maximo ou de Darksiders; todas estas experiências foram na realidade treinos de preparação para o meu estrelato televisivo. E eu a pensar que apenas estava a perder tempo e a chegar atrasado à mesa.

Portanto, jogadoras e jogadores deste país. Está na hora de pegarem em toda a vossa experiência nesses Sonics, Crocs, Daxters e Robocods e arrasarem a televisão mundial, tornando-se enormes e grandiosas estrelas elevadas à escala planetária sem memória alguma de feitos tão grandiosos, majestosos e sublimes no passado anterior à vossa genial participação. Ou então, lesionam-se apenas e voltam para casa.