Não é profecia, dia 1 de Abril, nem sequer brincadeira de Carnaval. Um dos desejos mais ardentes e profundos de jogadores em todo mundo será concedido amanhã. Dia 14 de Fevereiro de 2013, Dia de São Valentim, dias dos namorados. Ou dia dos ex-namorados ou namoradas, porque há que fazer escolhas, e ninguém disse que a vida era fácil.

System Shock 2 é talvez o jogo mais pedido pelos utilizadores do site GOG, numa daquelas vãs esperanças que os aficionados de jogos antigos mantém vivas, numa altura em que o regresso dos clássicos é uma realidade cada vez mais próxima. Com a explosão do mercado de jogos digitais, os retrogames sofreram um revivalismo tremendo, despertando o interesse de cada vez mais curiosos, saindo dos recantos escuros da web onde os abandongamers (um termo que inventei agora para os fãs do abandonware, Trademark) serpenteavam, em busca de memórias.

System-Shock-2-

 

System Shock 2 é um dos melhores jogos de sempre, um marco na história dos FPS, concretamente pela forma inteligente como se tornou num exemplo de maravilhosa promiscuidade entre esse género e o RPG, e com uma narrativa de fazer levantar os pêlos do cachaço. Originalmente lançado em 1999, System Shock 2 acabou por se perder na sombra de outro grande jogo, em que o protagonista é o Físico mais fixe de todos os tempos. Os sistemas operativos do novo milénio aniquilaram a possibilidade dos jogadores relembrarem o jogo, pelo menos de forma acessível e que não envolvesse ferramentas, emuladores, patches, ruas e vielas, e sacrifícios ao Deus Sol. Bioshock é sucessor espiritual, mas os dois primeiros continuam a ter lugar de destaque na história dos videojogos.

Não ajudou o facto da licença de System Shock 2 andar meio perdida. Felizmente, os grandes senhores da Night Dive conseguiram os direitos de re-edição do jogo, e explicam a forma como conseguiram fazê-lo numa excelente entrevista ao site Rock Paper Shotgun. Rumores surgiram nos últimos tempos acerca do possível regresso do jogo via GOG, mas a confirmação surgiu de chofre, e de repente podemos relembrarconhecer System Shock já amanhã.

Escusado será dizer que a gente da Night Dive foi promovida a pessoas favoritas do whole wide world para todos o que esperaram e desesperaram por este dia. Que perguntais? Se o Rubber Chicken fará uma análise do clássico?

Uma pergunta retórica portanto.

System-Shock_2-GOG

[youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=a3__6BknDHc]