Perdidos e Machados #4

O Rui lançou esta pergunta, foi na página de Facebook do Rubber e não por email, mas eu vou abrir uma excepção, mas só porque gostei da alteração do meu nome. Usava muito entidades alternativas há uns tempos, como Cardozo Santiago de Paraguay, Max Power e outras, mas Dr. Axe nunca tinha pensado nisso, talvez por ser muito próximo do meu nome.

Bem, vamos à pergunta do Rui:

É suposto ser uma espécie de desafio para ti, Axe, ou é mesmo para dar dicas, de memórias fragmentas, por vezes misturados diversos jogos? Podes achar-me um jogo? É um jogo de naves, de scroll lateral 2D, em que enfrentas bosses, tens um escudo bónus que podes acoplar à nave ou dispará-la contra os inimigos. Joguei no meu C64 e “não me lembro do nome”. Podes achá-lo Dr. Axe?

Respondendo à primeira pergunta, eu gosto de fazer pesquisas (grande parte do meu emprego focava-se nisso, agora já não, e é pena porque era a parte que mais gostava), gosto de aprender coisas novas especialmente sobre assuntos que gosto e esta nova rubrica que está a ser testada é uma espécie de serviço público, partido em várias vertentes. Por um lado como dizes, é “para dar dicas de memórias fragmentadas, por vezes misturados diversos jogos” e dar a conhecer um pouco dos jogos antigos a novos jogadores, e lembrar jogadores mais… digamos adultos, como nós do que ficou para trás. É também para ser um espaço de conversa pois muito dificilmente vou encontrar os jogos específicos através de uma ou duas frases. Assim como tu não ias encontrar um filme ou livro se eu te disser que é sobre um personagem, passa-se numa cidade e acontecem coisas. Ah… e alguém morre. Mas pode ser um bom ponto de partida para leitores falarem, trocarem recordações ideias, terem uma discussão saudável, sobre se acham que o pedido era o jogo X por esta ou aquela razão e não o jogo Y. No fundo é para meter o pessoal a falar, e também aprender um pouco sobre a história dos videojogos.

Quanto ao teu jogo, poderiam ser milhentos. No C64 existiam tantos jogos desses que podia quase fazer um texto por semana até ao final de 2018. Mas não vale a pena, é só preciso falar nos 3 mais famosos, e qualquer outro provavelmente vai ser um clone ou cópia.

def5

Bom, tudo começou com o velhinho Defender de 1981, este jogo desenvolvido pela Williams Electronics teve a sua inspiração em jogos como Asteroids e Space Invaders, mas Eugene Jarvis, o criador do jogo decidiu colocar o processo todo em scroll lateral, e foi um dos maiores sucessos de arcadas no início dos anos 80.

Há 3 jogos inspirados neste que podem ser o que referes. O primeiro é Gradius.

Gradius

Criado pela Konami em 1985, em Gradius ( vendido temporariamente no resto do mundo como Nemesis ) tomamos controlo de uma nave chamada Vic Viper e recolhemos power ups que utilizamos contra os inimigos, os bosses de Gradius geralmente eram naves enormes que eram derrotadas por destruição de uma ou várias bolas azuis no seu interior.

O segundo e talvez mais conhecido de todos é R-Type da Irem, de 1987.

R-Typec64

Em R-Type, o jogador tem que tomar controlo de R-9a “Arrowhead” e navegar por vários níveis e destruir inimigos enquanto ganha power-ups que são acoplados à própria e alteram os seus disparos. Ocasionalmente ganhava-se um objecto chamado Force, uma bola laranja que flutuava próximo da nave e colocado à frente ou atrás como um escudo, e disparado contra inimigos, portanto seria o jogo que estás à procura.

Mas… como em tudo na vida há um mas, também poderia ser o Katakis da Factor 5 e lançado um ano depois de R-Type. Katakis é em quase tudo uma cópia de R-Type excepto na história e num pequeno pormenor de jogabilidade.

Em Katakis um segundo jogador podia entrar, e tomar controlo da Force, este factor dá uma camada adicional ao estilo e não me lembro de o ver reproduzido em mais nenhum.

Katakis

Portanto, a primeira hipótese que vejo como sendo o jogo que não te lembras do nome é o R-Type, mas também podia ser o Katakis, e nunca o tinhas jogado a dois jogadores.

Obrigado por me teres dado a oportunidade de mostrar a quem ler isto para que pode servir Perdidos e Machados.

Podem sair mais cedo hoje, até à aula da próxima semana.

A aluna pode ficar, para discutir o seu trabalho…

Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.

Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipóteses nos comentários.