Perdidos e Machados #5

Bons dias caríssimos.

Hoje estava a pensar dar uma aula de campo. Uma espécie de curso rápido à arqueologia de videojogos. Explicar o processo enquanto respondo a mais uma dúvida de um leitor. Obviamente, não vou explicar tudo, só dar uns toques. Uma espécie de master class de investigação no qual eu vou estar a cozinhar, e vocês estão a ver na TV, não cheiram nem provam, mas podem ter uma ideia do que é o trabalho de campo.

Tragam só o que precisam para tirar notas e vamos ver um pedido:

Caro sensei Machado, Estou à procura de uma aventura gráfica futurista/space-opera sobre um ladrão e uma agente policial que é capitã de uma nave no espaço. Lembro-me que a nave tem personalidade própria e gosta de vez em quando de meter umas piadas. O ladrão tem a mania que é esperto e a agente é uma personagem mais séria. Nem me recordo do objectivo final da aventura, mas lembro-me que era bastante divertida.

Era possível jogar do ponto de vista dos dois personagens, como no Indiana Jones and the Fate of Atlantis, contudo esta aventura não é daquelas mais conhecidas como as da LucasFilm/LucasArts ou da Sierra.

Para além disso gostava também de encontrar o Miguel, meu antigo colega de liceu, a quem eu emprestei o meu Sword of the Berserk para a Dreamcast e nunca mais o vi. Beijos no sítio do costume, TF

Antes de continuar a aula, quero agradecer ao TF, pelo pedido.

Alunos, pergunta para vocês que já leram o pedido: Por onde começar?

Todos errados! Começamos por listar os pontos-chave do jogo, neste caso:

  • Aventura gráfica futurista / space-opera
  • Ladrão homem
  • Agente Policial mulher
  • Nave inteligente

Depois vamos às nossas próprias recordações, porque mesmo estes pedidos podem estar deturpados, misturados com outros, e pensamos em jogos no qual há pontos em comum, neste caso fui logo aos dois que me lembrava mais: Space Quest e The Dig.

Criado para a Sierra On-Line, por Mark Crowe e Scott Murphy, Space Quest é uma série de aventuras gráficas publicadas entre 1986 e 1995, que contam as aventuras de Roger Wilco, um empregado de limpezas nas suas aventuras por “verdade, justiça, e chão mesmo bem limpo”. As aventuras prolongam-se por vários jogos e ele até casa com Beatrice Creakworm Wankmeister, Mas por mais engraçados que sejam estes jogos não são o procurado.

Space Quest 1

 

Primeiro uma nota adicional, Roger Wilco é uma comunicação de abreviações rádio inglesas: “Roger” quer dizer “receiving you” enquanto Wilco quer dizer “will comply”. “Roger” também quer dizer outra coisa em inglês, mas é de conteúdo adulto. Nunca digam que vão “Roger” alguém. A não ser que seja consentido e da preferência de ambas as partes envolvidas senão dá cocó. Metafórica e literalmente.

Pondo este de lado porque não tem ladrões nem policias, outra aventura que tem espaço, naves, um homem, uma mulher, é The Dig.

Saído da LucasArts em 1995, é possivelmente dos menos conhecidos dos seus títulos. E ao mesmo tempo dos melhores. Apesar de ter pensado neste eliminei logo porque The Dig foge muito ao tipo de aventuras gráficas da Lucas, tinha muito pouco humor, era mais sério. E não tinha ladrões nem policias.

Neste ponto chegamos a uma encruzilhada, e partimos em todas as direcções, amigos, fóruns, Google, arquivos de jogos, tudo e todas as combinações de busca, é isso que é trabalho de investigação meus amigos, tempo e paciência para procurar.

The Dig

 

Uma dica importante é terem cuidado pelas palavras que procuram. Exemplo:

Eu procurei no Google, Thief smart-ass woman cop sentient machine. E fui parar a um site de vídeos, ora a curiosidade obrigou-me a abrir esses vídeo cujo conteúdo descobri qu não era de jogos. Precisamente nessa rápida hora e meia em que demorei para fechar a janela e continuar a busca, a minha namorada entrou no escritório e pediu-me para explicar o que estava a ver. Eu rapidamente fiz alt-tab e passei para a janela onde tinha um vídeo de My Little Poney –Doctor Whoves, ela levantou mais as sobrancelhas e eu mudei para a pornografia porque era mais fácil de explicar.

Como fiquei de castigo no sofá do escritório uns dias, tive tempo de procurar mais vídeos, e jogos. E encontrei, sem muito custo o jogo que o TF procurava.

Innocent until caught

Tenho que falar primeiro em Innocent Until Caught foi criado e lançado pela Psygnosis no ano de mil e nove e noventa e três. E realmente como o TF se lembrava passava-se num futuro (especificamente no ano 2171) onde controlamos Jack T. Ladd um ladrão que é avisado que tem que pagar os seus impostos, e se não pagar vai ser executado. Muito literalmente, não estamos a falar de execução financeira. Para pagar as suas dividas aceita uma série de trabalhos, num deles conhece Ruthless P’PauD’P’Pau, ou Ruth, filha de um ditador, apaixonam-se e as coisas acabam bem.

Guilty

 

O jogo do TF é Guilty a sequela de Innocent Until Caught, aqui sim existem duas personagens Jack T. Ladd e a agente Ysanne Andropath, capitã da nave Relentless. Infelizmente não vou poder contar a história do jogo, mas a aula está a acabar. Já sabem qual é, vão fazer a vossa própria investigação, é grande parte do divertimento.

Tenham uma boa semana e até à próxima 5ª.

P.S.

Acerca do Miguel, pode-se arranjar alguma coisa, até porque eu também tenho dois antigos colegas (um de liceu e um de faculdade) que ficaram com o meu Torico da Sega Saturn e o Eternal Darkness da Gamecube respectivamente. Os *******!

Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.

Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipoteses nos comentários