As aulas pararam por razões de saúde, ninguém sabe quando vai voltar alguma normalidade mas não é por isso que não recebemos pedidos como este que envolve um boomerang. Um dos maiores símbolos da “Austrália”, aquele país que de acordo com Flat Earthers não existe e ao mesmo tempo tem das maiores taxas de animais mortíferos à face da terra. 

O vosso professor tem estado ausente e pede desculpa por isso. As circunstâncias actuais e a disposição não são as melhores mas não é por isso que devemos falhar para com quem nos segue. Vamos à pergunta:

Bom dia Professor,

Fico muito feliz de o ter de volta e de o ter novamente como professor agora que repito o 7º ano pela 4a vez.

No outro dia lembrei-me de um jogo que joguei há muitos anos (acho que há 26, quando estava no 5º ano pela primeira vez), que o protagonista era azul, parecia o Mega Man, mas tinha um bumerangue. Há vários jogos com bumerangue na NES, mas este parecia em tudo o Mega Man.

Já agora, como se chama o jogador que foi campeão pelo Sporting em 1999/2000 e que se parece muito com o David Duchovny?

Obrigado, Um abraço

Iran C.

Iran C. obrigadíssimo pelas perguntas. Vamos já começar pela última, que é a mais fácil de responder. Ires buscar um jogador campeão pelo Sporting há 20 anos é o mesmo que me pedires para me lembrar do que jantei no dia 27 de Janeiro de 2014. 

Jantei uma garrafa de tinto e uma tablete de chocolate nesse dia se queres saber.

Esse ano, 99/00 foi o último grande ano da história do Sporting que há cerca de um mês gastou uma exorbitância de dinheiro num treinador que tecnicamente nem podia e treinar o clube num campeonato agora fechado que devia ir para o FCP mas há gente que não acha justo, e acredita quem devia ganhar foi quem esteve mais jornadas em primeiro. Assim, o meu Braga não ficava em terceiro porque só lá chegou na última jornada e ficava no lugar que manteve a maior parte das jornadas, que deve ter sido praí em oitavo ou qualquer coisa assim. Bem… o plantel do Sporting era composto por Schmeichel, Quim Berto, Vinícius, Marcos, Duscher, Quiroga, Delfim, Pedro Barbosa, Edmílson, Acosta, Toñito, Vidigal, Saber, Beto, Rui Jorge, Hanuch, Viveros e André Cruz, tinha mais uns que não jogavam e uma coisa posso garantir, o Ayew ou Mpenza não eram parecidos com o Duchovny, como sou péssimo a reconhecer pessoas e dizer que este é parecido com aquele não te posso ajudar. Mas tens aí a lista é só procurar.

Se calhar, também não posso ajudar-te com o teu jogo específico porque há tantos jogos com boomerangs na NES que tive que fazer uma shortlist de coisas que mencionaste, 1993/4, personagem azul parecido com o Mega Man mas com um boomerang.

Os primeiros jogos que me vieram à cabeça foram Megaman X, ou Rockman X no Japão. Lançado em 1993 no oriente e 94 no resto do mundo, tinha um boneco azul em tudo igual ao Mega Man e usava um boomerang. Depois de derrotar o Boomerang Man. Mas isso era fácil demais. Clash at Demonhead, além de ser uma das várias referências de jogos em Scott Pilgrim vs the World é um jogo em que o personagem principal tem uma arma que dispara boomerangs. Mas não é azul e é mais antigo de 1990, tal como Batman para NES, em que o caped crusader tem um aspecto quase azul e usa o seu famoso Batarang. Sydney Hunter, Adventure Island e Boomerang Kid todos usam boomerangs, mas nenhum é azul ou do dos anos 93/94.

No final, a única coisa minimamente semelhante são os jogos Power Blade, e em particular Power Blade 2. No qual o protagonista usa o objecto indígena australiano, e sempre que derrota um boss ganha o fato que lhe dá as habilidades desse boss. Em tudo parecido com o Mega Man. Power Blade 2 é de 1992, portanto é próximo o suficiente da data. Tirando isso, não faço ideia.

Quem quer ajudar nestas duas buscas, por favor responda nos comentários, qual o jogador do Sporting que é parecido com o David Duchovny e qual é o jogo do Boomerang que o Iran está à procura? 

Como sempre, se quiserem fazer perguntas ao Professor, usem o email perdidosemachados@gmail.com.

Abraços e mantenham-se seguros.