Isto não é uma critica à generalidade dos jogadores, a chamada comunidade gamer que se acha especial mas sem se aperceber que faz parte também do problema.

Bem e qual é o problema afinal?

Como diz o ditado, quem mais reclama é quem menos faz… ou coisa parecida.

Recentemente anda por ai uns arreliados com a situação do “jogo” Horizon: Forbidden West em especifico as edições de colecionador não trazerem o jogo.

Embora que ache que é errado isso acontecer, para mim não deixa de ser uma situação caricata, porque quem vejo queixar-se disto são colecionadores de prateleira que nem abrem os jogos.

Convenhamos: o mero e comum gamer vai querer jogar o jogo e o scalper vai tentar aproveitar-se da situação o melhor possível. É um ecossistema que devia ser estudada e narrada ao estilo David Attenborough.

Basta esperar um bocadinho que vamos ver nestes marketplaces por ai com unidades sem jogo duma qualquer edição especial sem jogo há venda por 2 ou 3 ou ate mais vezes o preço original.

O mundo gamer devia ser comparado a uma savana, temos os ruminantes que só sabem comer e olhar para a frente deixando para trás um rasto visível a milhas, estes são só colecionadores de prateleira, que quando alguém se aproxima demasiado do seu pasto investem prontamente a dar a sua cornada pois não podemos pisar o seu território.

Mas a savana tem também outros tipos, temos os achievement hunters que compram os jogos só para mostrar a sua juba e que são os maiores, limitam-se a comer a carne mais tenra e deixam a carcaça abandonada às leoas que tiveram o trabalho todo, são os primeiros a servirem-se pois é importante ter aqueles achivements a 100%

Depois temos os que realmente são só predadores apex da savana e que não são os Leões, mas sim as Hienas que tiram proveito das ocasiões. Estes são possivelmente a melhor analogia para quem realmente manda e controla esta indústria.

As Hienas são um animal interessante: quando não caçam aproveitam outros predadores mais capazes para fazerem o trabalho por si. Quando é efetuado aparecem em número a rir com um ar ameaçador roubando assim a presa fresquinha.

Então no meio disto tudo onde cabe o perfil dos ditos scalpers? Muito pensei esta noite sobre o assunto, acho que é uma característica própria do ser Humano: não pertence ao ecossistema mas aparece sempre oportunamente para reclamar uma vítima e levá-la para casa como troféu e vendê-la posteriormente em leilão a um ricaço qualquer que tem medo de meter os pés na rua.

Para finalizar, o animal no qual me identifico: o abutre, talvez o animal mais útil da savana. Os abutres têm uma paciência incomparável, esperam até ao fim, quando surge a oportunidade têm o almoço quase de borla e claro sem stress nenhum.

Resumindo para quem não entendeu esta enorme analogia, deixem-se de dramas de 1º mundo e votem com a carteira contra aquilo que acham errado.