Aparentemente, um point’n’click, um multijogador assimétrico e um jogo na primeira pessoa nada têm em comum. No entanto, todos estes três jogos que vos trago hoje partilham a mesma temática: o terror. Cada um ao seu estilo, atraindo assim diferentes tipos de jogador e, curiosamente, diversos graus de terror. O point’n’click mergulha o jogador numa atmosfera de suspense, onde cada clique pode revelar um novo mistério sombrio. O multijogador assimétrico coloca um grupo contra uma entidade poderosa (neste caso concreto, está dividida em três), intensificando a sensação de vulnerabilidade. Já a terceira proposta, uma experiência na primeira pessoa que coloca o jogador diretamente no papel do protagonista que poderá ser vítima de entidades maléficas, aumentando a imersão e o impacto do medo.

Tales from Candleforth

Under the Bed Games – Espanha

30 de Abril de 2024 – PC, Android, iOS, Nintendo Switch 

A espanhola Under The Bed Games ainda não lançou nenhum videojogo mas, em breve (dependendo da data de publicação deste episódio), Tales from Candleforth mudará este estatuto da produtora ibérica. Segundo a produtora, o seu jogo de terror será apresentado numa perspetiva menos habitual do que é costume, injetando personalidade através de uma direção artística mais sombria, que se aproxima de estéticas próximas do género em que se insere – um terror folclórico.

A protagonista de Tales from Candleforth pensa ter perdido a sua avó mas, afinal, não a perdeu. Depois de ficar a saber que tem poderes sobrenaturais, que só as mulheres da sua família possuem, encontra indícios que apontam para o facto da sua avó poder estar viva. Esta interessante premissa aliada a uma arte única, pintada à mão, é o ambiente perfeito para incluir mecânicas point’n’click para descobrir puzzles desafiantes e desvendar mistérios que adensam a trama. Dia 30 de Abril, esta obra espanhola será lançada na loja da Valve, a Steam.

Killer Klowns from Outer Space: The Game

IllFonic, Teravision Games – Estados Unidos da América, Colômbia

4 de Junho de 2024 – PC, PS5, Xbox Series X|S 

Não são nada raros os casos de produtoras que são contratadas para fazer videojogos em nome de outra empresa. A Teravision Games, produtora colombiana desde 2006, só tem, oficialmente, dois títulos no currículo: Captain ToonHead vs the Punks from Outer Space e Killer Klowns from Outer Space: The Game. Contudo, já tem uma vasta experiência a trabalhar com empresas como a Disney, Bandai Namco e Nickelodeon. Portanto, com o jogo de terror que têm em mãos para entregar em Junho espera-se algo que reflita o pedigree desta produtora latina.

Algumas pessoas que já estão a jogar há alguns anos devem reconhecer o nome deste filme, até porque tem “The Game” como subtítulo. Esta obra, coproduzida pela IllFonic (produtora que ganhou a sua reputação a produzir títulos multijogador assimétricos), é baseada no filme de 1988, assinado por Stephen Chiodo, Killer Klowns from Outer Space. Assim, a assimetria multijogador será de três contra sete, onde três jogadores assumem o papel de palhaços assassinos e os restantes serão os humanos que têm de sobreviver a estes peculiares seres alienígenas. Portanto, poderemos contar com marcos visuais do próprio filme, assim como uma abordagem única ao género deste tipo específico de multijogador que, de acordo com a produtora, será mais dinâmico que outros títulos que se insere nesta temática.

The Occultist

Pentakill Studios – Espanha

Data de lançamento não definida – PC

Para terminar este trio de jogos independentes de terror, escolhi um que foi, por acaso, finalista do Indie X 2023. A espanhola Pentakill Studios conseguiu aglomerar vários prémios desde 2021, com The Occultist, muito graças à sua grande experiência obtida desde 2014 em gráficos para computadores, visualização arquitectónica e animação tridimensional em filmes. The Occultist será, assim, um jogo de terror na primeira pessoa focado na narrativa que quer contar, com elementos de jogos survival horror.

Uma das funcionalidades mais peculiares é a utilização de um pêndulo místico com cinco funções, para investigarmos fenómenos paranormais que estão a decorrer em Godstone – uma ilha abandonada que quem a conhece diz estar amaldiçoada. A própria ilha desperta-nos logo a curiosidade em perceber o porquê de estar abandonada, porque aparentemente uma seita macabra exercia vários tipos de experiências e rituais cruéis até esta ter desaparecido completamente em 1950. E, por qualquer razão, o nosso protagonista tem de passar pela ilha para encontrar o seu pai desaparecido. Se não fosse a minha incapacidade para jogar videojogos deste género, bloqueio completamente com o medo, adorava passar por este promissor título indie.