Cá no galinheiro somos fãs dos jogos da LEGO, e era impossível jogar ao novo LEGO DC Super-Villains na E3 2018 e não conversar um pouco com Phill Ring, Lego Executive Producer.

Isto é muito importante para mim porque é o primeiro jogo da Lego que alguma vez joguei. Tenho uma sobrinha que adora os vossos jogos e pergunta sempre porque não o faço, então foi a primeira vez que testei um e fiquei impressionado, é muito melhor que esperava. São bonitos, têm um óptimo som, o humor é interessante e os puzzles são fixes.

Obrigado, tenho uma sorte incrível por trabalhar com pessoas tão talentosas, como dizes o jogo tem um aspecto brilhante. É uma loucura o que conseguem fazer neste motor, é fantástico,  os pequenos detalhes como ler LEGO dentro das peças tal e qual as figuras têm, e dar vida as estes mundos é óptimo.

Já fizeram tudo em LEGO, porque tudo pode ser feito em LEGO. Desta vez foi a vez dos vilões, de onde veio esta ideia?

É uma ideia que já vem de longe, nós estamos sempre a voltar ao universo da DC porque é tão rico e há tanto para fazer, e estávamos a pensar que os vilões são fixes. O Joker é fixe, a Harley é fixe, o Lex é fixe, e dissemos “porque não fazemos um jogo com vilões?” Não havia razão para não o fazer, então fomos avançando com ele e achámos fantástico.

É uma mudança de perspectiva interessante jogar com vilões, jogamos sempre como o herói, especialmente nos jogos LEGO, e agora com os vilões podemos ver os seus poderes e quem eles são. Os heróis também aparecem mas a perspectiva é diferente. Os vossos jogos são para toda a gente, mas o vosso foco é mais para as crianças? Como criam um equilíbrio no jogo para agradar todos os jogadores?

Nós tentamos tornar o jogo acessível, em particular nos primeiros níveis. Tentamos sempre pensar que esta pode ser a primeira vez que alguém está a jogar. Não só a primeira vez que pegam num jogo da Lego, mas a primeira vez que pegam num jogo. Como fazemos para que seja claro e não seja frustrante. Mas os miúdos não querem que lhes seja tudo dado. Querem um desafio, e nós apresentamos uma nova habilidade, como a usar e recompensamos por isso, para não ser fácil demais. Mas os nossos jogos são experiências bastante grandes. Por exemplo no open-world é aí que tornamos os puzzles e desafios mais complexos, onde escondemos mais as coisas. Para quem tem 20, 30, 40 anos e quer um desafio, ele está lá. Mas para os mais novos não é frustrante, podem ter uma óptima experiência de jogo.

A história do jogo é completamente original?

Sim, a história é totalmente original. Foi escrita internamente na TT Games com o pessoal da DC, temos grandes fãs da DC na equipa e quando dissemos que podíamos escrever um enredo original com os personagens perguntaram “A sério? Podemos mesmo fazer isso?”. Foi óptimo para todos.

A história vai ter twists e surpresas interessantes?

Vários, de um ponto de vista de enredo jogamos com os vilões e criamos o nosso próprio vilão, damos-lhe os seus poderes que é muito importante para a história. Depois aparecem personagens que duvidamos se nos querem ajudar, mas depois acontece algo, ou aparece outro personagem e muda tudo.

Pois, eu joguei cerca de 40 minutos e apareceram mais de 15 personagens, qualquer pode aparecer a qualquer altura.

Nós quisemos um plantel massivo, queríamos que se forem fãs hardcore da DC e estejam a jogar e digam “Este está aqui agora? Mesmo?” mas se não forem, queremos apresentar-vos os personagens. Por exemplo quando aparece a Cheetah, podem dizer “Nunca ouvi falar da Cheetah” e vão saber quem é a partir daí.

Se puder escolher um vilão apenas, qual é o seu preferido?

Eu sei que parece uma resposta cliché mas vou justificar, é a Harley Quinn. Por causa do que a equipa fez com ela. Deram-lhe uns patins para ela deslizar pelo cenário, tem um martelo gigante para bater nos inimigos e tem um movimento em que salta e estamos à espera que bata com o martelo ao cair, mas não… não… ela vem montada numa bomba que rebenta no chão. Adoro-a e passo o meu tempo todo a patinar de um lado para o outro com ela.

Quanto tempo terá o jogo, qual será a sua duração?

Nós, não sabemos ainda. Estamos a trabalhar nele mas para já apontamos para as 40 horas se souberem onde está tudo. É dos nossos jogos grandes.

E há a hipótese de expandir o jogo porque este é um universo DC paralelo, é o vosso universo DC onde os personagens são diferentes e podem fazer com eles o que quiserem.

Isso é das razões que mais estamos entusiasmados em trabalhar porque pegando no exemplo da Harley Quinn, ela tem uma personalidade de onde são esperadas certas atitudes, mas esta é Lego Harley Quinn podemos moldá-la à nossa vontade e fazer dela uma personagem diferente que é muito interessante.