Podem preparar as pedras da calçada para me atirarem, mas eu tenho que admitir que a série de jogos Call of Duty me desperta cada vez menos o interesse. Contudo, nem sempre foi assim.

Os primeiros jogos deixaram algumas memórias agradáveis e até alguns momentos marcantes. A missão de Estalinegrado do segundo jogo, na qual recuar significava ser executado pelos nossos superiores, foi um dos momentos de jogabilidade narrativa que mais me impressionou até hoje, e o primeiro Modern Warfare agarrou-me de uma ponta a outra. Aquilo que a Infinity Ward conseguiu em ambos esses jogos foi criar algo novo e avançar o género para novos patamares. Mas a partir daí, os jogos começaram a ser mais do mesmo, ou a entrar em aborrecidos exageros on-rails repletos de um excessivo e continuado utilizar de acção frenética non-stop. Less is More, passou a ser um conceito ignorado na série (e que tinha sido usado com mestria no primeiro Warfare, como disso exemplo é a missão entre a erva seca). As campanhas de Modern Warfare 2, Black Ops e Modern Warfare 3, foram momentos sonolentos repletos de fogo de artíficio e graves exagerados, nos quais o final demorava em chegar e onde quanto mais me atiravam para a cara menos me impressionavam. Muitos dos jogos independentes mais recentes acabaram por me dar momentos de jogabilidade mais excitantes do que os FPS mais caros e mais rentáveis da indústria actual.

Novidade, novidade era o helicóptero cair. NOT!

 

Eu sei, grande parte do sucesso recente da série deve-se ao seu multiplayer premiado e considerado como um dos melhores já desenvolvidos, a par com os multiplayers de Halo e de Gears of War. Mas sejamos sinceros. Eu tenho 36 anos, e a paciência para miúdos online já deixou de ser o meu forte, para além de não ter tempo nem vontade para treinar as horas necessárias que me permitiriam sobreviver mais do que 10 segundos de cada vez. Mas sobre isso, já escrevi aqui.

O certo é que tenho acompanhado o evoluir do próximo Black Ops 2 e todas as notícias, imagens e vídeos que surgem sobre o antecipado título. Tenho de o fazer, pois goste ou não destes jogos, não prestar atenção seria falta de ética jornalística para com um dos jogos mais esperados pelas pessoas.  Mas a minha atenção tem sido acompanhada de pouca expectativa e na ausência de qualquer plano para estar à meia-noite nas lojas. Porém, desde ontem, a minha postura mudou radicalmente, pois se há algo que tenho dificuldade em resistir é aos conjuntos dispensáveis mas viciantes de plástico, papel e borracha que acompanham as edições especiais de colecionador. E aquilo que acaba de ser anunciando para o novo jogo da Activision, deixa qualquer um em polvorosa.

Uma caixa, to rule them all.

 

Não é a caixa metálica que transporta o jogo e livro com a direcção artística, não são as medalhas com cógidos digitais para conteúdos gravados nas suas faces, não é a catrefada de contúdos adicionais que acompanha a colecção, não é a banda sonora certamente épica, e muito menos é a enorme caixa baseada nas caixas de medicamento e armamento, e que pode ser usada para guardar as ferramentas lá de casa, que provocam a minha excitação. Senhoras e senhores, a Care Package Edition de Call of Duty: Black Ops II traz um DRONE REMOTO. Leram bem. Um MQ-27 Dragonfire com controlo remoto que podem passear pelas divisões e corredores da vossa casa, sair pela janela, entrar no café da rua, pedir uma bica e um bolo de arroz e regressar a casa com o troco em moedas que ainda serve para comprar o jornal.

Então e não traz autocolantes?

 

Qual DLC, quais mapas exclusivos de multiplayer, quais missões adicionais a lançar? O Dragonfire é o que vale a pena jogar! O jogo em si, esse dou-o ao filho do vizinho, por exemplo. Brincadeiras aparte, é realmente uma edição especial impressionante e qualquer fã que se preze deveria começar a poupar. A brincadeira não deverá ficar por menos de 150 euros ou por mais de 180 euros. O preço para os Estados Unidos é de 180 dólares, daí que deverá será feita uma conversão directa para o mesmo preço na Europa ou uma adaptação à nossa moeda. Agora só falta esperar que a edição especial de Grand Theft Auto V venha acompanhada de um carro roubado.

 

http://www.youtube.com/watch?v=zoclBSD_Q2Y&feature=youtu.be