Não constitui surpresa o facto da Ubisoft anunciar a conectividade móvel como uma funcionalidade nuclear em Watch_Dogs. Não surpreende pelo facto de já antes terem sido disponibilizadas ferramentas mobile em jogos como Farcry 3; não espanta pelo facto da temática do seu novo open-world ser precisamente as redes de informação da sociedade actual; é esperado especialmente pelo crescimento e estabelecimento da tecnologia móvel e da mobilidade, como o presente e futuro das tecnologias de informação do século XXI.

Watch_Dogs

Este quadrado na cabeça desbonca-me todo.

 

E acaba por fazer todo o sentido este tipo de integração com um jogo de PC ou consola, ainda para mais na PS4, com o seu foco nas redes sociais e nas dinâmicas de interacção entre jogadores. Watch_Dogs promete a extensão das actividades do jogo, da nossa sala ou escritório, para a rua, via smartphone. O protagonista usa precisamente um telefone para interagir com a cidade e os seus habitantes. Resta-nos esperar para ver de que forma poderemos interagir com Watch_Dogs e com outros jogadores, enquanto viajamos de transportes, passeamos pela cidade ou bebemos um café na pausa de 10 minutos no emprego.

A Ubisoft pretende quebrar as barreiras de interface envolvidas na conectividade multijogador, de forma a que singleplayer e multiplayer se interliguem de forma harmoniosa. Ou pelo menos assim o esperamos. São grandes promessas que poderão desiludir se se limitarem a simples aplicações de gestão de inventário ou partilha entre jogadores, mas só em Novembro poderemos ter a certeza de que forma a temática e mecânicas de jogo carnudas de Watch_Dogs nos irão surpreender.

Para já, parecem no bom caminho.

[youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lT_xSQPViPc]