Depois do sucesso monumental do ultimo jogo da série Civilization de Sid Meier, o famoso game designer acabou por surpreender toda a gente em criar Civilization: Beyond Earth, que em muitas formas acaba por ser uma dupla sequela: a Civilization V, por ser o jogo que imediatamente o procede, e a Alpha Centauri, a famosa série de 4X sci-fi de 1999 de Meier.

Contra a minha gigantesca vontade de o jogar, foi uma das poucas apresentações que tivemos na Gamescom e que não teve hands on. Ainda assim, conseguimos ver alguns vídeos de jogabilidade que rapidamente nos fez perceber que Civilization : Beyond Earth é mais Civilization do que Alpha Centauri, e que para quem tem acompanhado as últimas iterações da série esta soa a “Civ no futuro”.

O ecossistema e o ambiente trazem algumas reminiscências de Command & Conquer, ainda que nos mapas de alvéolos hexagonais típicos da série. Pudemos também perceber que para além das facções que disputam o território connosco, existem uma série de formas de vida alienígenas que podem, ou não, considerar-nos hostis, e as quais podemos utilizar como protecção contra exércitos inimigos.

Civ Beyond 01

 

Do ponto de vista de narrativa foram apresentadas algumas dicotomias entre as facções humanas. Enquanto alguns líderes e civilizações reclamam para si a pureza humana, livre de quaisquer intervenções cibernéticas, advogando um estado mais primordial do Ser Humano, outras há que defendem a existência de um patamar acima do Homem: apenas alcançado através de melhoramentos cirúrgicos e a transformação gradual em ciborgues. Ainda sem grandes informações sobre a existência de outras raças, num futuro em que a nossa civilização tanto se expandiu no além-galáxia que se viu obrigada a compensar os eventos do (ainda misterioso) “Grande Erro”, resta-nos aguardar para mais informações divulgadas pela 2K. Felizmente que nos restam apenas dois meses para o jogar, porque os dez minutos de jogo apresentados pelos developers garantiram-nos já que este não só será um grande twist à série principal, como será um grande marco dos jogos de estratégia.