Evolution é o congénere do jogo de tabuleiro com o mesmo nome, o qual baseia-se. A análise aqui de 2019 , dá-nos uma ideia inicial sobre o jogo, mas aproveito a oportunidade para a minha 2ª opinião sobre o multijogador, modo de jogo esse que requer ligação online para partidas contra jogadores reais.

O conceito de Evolution e Climate pega em muito pouca coisa da mecânica do jogo de tabuleiro e bebe inspiração a jogos ao estilo Hearthstone. Como outros jogos do género usa um sistema similar ao qual chamamos de mana ou energia que preenche os nossos slots de habilidades, vida, defesa e ataque.

Como é comum temos que sacrificar cartas por turno e escolher estrategicamente o que achamos mais útil para o turno seguinte, ou aumentamos a nossa vida (que é importantíssimo) ou aumentamos a defesa ou fazemos upgrades de habilidades, sendo que este jogo é chamado de ponto evolutivo.

Existem dois tipos básicos de abordagem, ou jogamos na pele do carnívoro ou do herbívoro sendo que ao início começamos sempre por ser um destes.

A base do jogo consiste em nos alimentarmos por cada turno, se não o fizermos morremos. Ao fim de cada fase até à final vamos acumulando pontos de cada vez que sobrevivemos, seja ao nos alimentarmos da mesa que está representada por uma lagoa, seja por o fazermos roubando ou comendo o oponente.

Entre outros modos o de multijogador é o que dá maior longevidade, e comparando a outros jogos do tipo, as melhores partidas são sempre desafiadoras quando apanhamos um jogador, especialmente aquele que se sente sortudo porque sabe as manhas do jogo.

A ultima que joguei acabei a suar porque decidi manter-me herbívoro quando dois jogadores experientes estavam sempre ao ataque, mas é assim que se aprende: porque cada evolução é boa ou má de acordo com as circunstâncias, portanto é bom pensar antes de evoluir. Um exemplo disso: se nos mantivermos herbívoros é bom que possamos de alguma forma defender-nos, ou seja com um corpo maior ou com agilidade para fugir dos ataques dos adversários.

Obviamente que um carnívoro voraz e rápido ou maior que nós pode-nos apanhar Por outro lado seja como for temos sempre que nos alimentar por turnos: se nos descuidarmos e não anteciparmos a jogada inimiga morremos à fome – ou porque ficamos impedidos de caçar ou porque os nossos oponentes esquivam-se.

Podemos ir vendo as suas evoluções e boosts, bem como os efeitos que eles fazem. Em matéria de comunicação há um chat onde podemos iniciar uma cavaqueira, enervar o adversário ou distraí-lo até, ou ser cordial e ir quebrando o gelo enquanto certos oponentes se deixaram dormir ou foram à casa de banho e deixaram o turno em pausa de espera. Até me senti um paleontólogo a desenterrar este jogo!

https://www.youtube.com/watch?v=KQKVmGoSE-A