Para se ser notado na indústria dos videojogos, num mercado cada vez mais competitivo, há que criar novos conceitos. Num género como o metroidvania, que floresceu desde o boom dos jogos indie, por volta de 2010, onde Cave Story foi, provavelmente, um dos pioneiros nesta tendência, não param de chegar conceitos muitos curiosos que desperta a curiosidade dos interessados no género. Aqui, esta semana apresento-vos três títulos que deviam ter na vossa wishlist, incluindo um que sai já amanhã.

BioGun

Dapper Dog Digital – Estados Unidos da América 

16 de Abril de 2024 – PC 

A norte-americana Dapper Dog Digital encontrou um conceito bastante peculiar e que pode resultar num videojogo interessante. BioGun é um metroidvania, um action platformer que decorre nas entranhas de um cão. Nós somos Bek um soldado que irá agir como uma vacina ou leucócitos que defendem o organismo dos nossos amigos de quatro patas. Se não acham isto interessante para mudar de cenário dos típicos metroidvania, não sei o que será.

É fácil imaginar o que serão os vossos típicos bosses: vírus e todo o tipo de outros microrganismos que possam provocar doenças aos nossos amigos peludos. Em vez de passarmos por biomas onde temos os clássicos locais de fogo, água ou gelo, que enaltecem diferentes mecânicas, aqui não vamos saber o que nos espera por passarmos por diferentes órgãos, será sempre uma surpresa ir do ponto A ao ponto B. O melhor, é que será amanhã que vão poder experimentar esta obra no PC.

Momogatari

Sentori Studio, Vivien Rakotonirina – França

2025 – PC 

Nem toda a gente precisa de ter anos infindáveis de experiência a criar videojogos em empresas enormes para poder ter algo interessante a dizer nesta área. Walid Lamkharbech, game designer de um dos três jogos escolhidos hoje, Momogatari, teve sempre com ele um desejo profundo e uma paixão ardente para criar um videojogo que pudesse dizer que é seu. Assim, depois de vários anos a desenvolver aplicações web, decidiu aprender a trabalhar com o Unity, o motor de jogo mais popular do mundo (mesmo apesar das polémicas) e contar com a ajuda de Vivien Rakotonirina para criar os visuais do jogo, ou seja dar cor e forma às suas ideias.

Este metroidvania tem um especial foco em mecânicas que tornam a experiência em algo dinâmico e rápido e com um jogo que se concentra sobretudo em combate. Pelo nome desta obra, vemos uma grande influência na cultura japonesa, que começa logo pelo nome da personagem: “Momotaro”. A personagem que controlamos explorará um submundo, o chamado “Yomi”, que estará recheado de criaturas “Yokai” e reinados por “Kami”. O nosso protagonista terá um objeto precioso que permitirá transformar a sua espada em diferentes tipos para ajustar o seu desempenho aos diferentes inimigos com os quais se cruzará. Inspirado em Hollow Knight, acredito que Momogatari tem o coração no sítio certo, falta agora saber, quando será lançado em 2025, se as mecânicas estarão afinadas como desejado pelo produtor que quer fazer com que os jogadores atinjam um flow state enquanto se divertem com Momogatari.

Primal Planet

Seethingswarm – Finlândia 

2025 – PC 

Albert van Zyl faz jogos há mais de uma década para outros, com Primal Planet pretende fazer o seu próprio videojogo com toda a experiência que ganhou ao longo dos anos como pixel artist. Este projeto é, como podem ver pelo vídeo promocional já partilhado, um metroidvania com dinossauros que, por si só permitiu ao produtor mesclar muitos conceitos e ideias que um cenário pré-histórico traz. O jogo não será só um metroidvania, que terá o associado backtracking, próprio do género, como também elementos de sobrevivência, crafting e, surpreendentemente, base building – só para mencionar algumas características mecânicas do jogo.

Com um vasto mundo a explorar, repleto de criaturas pré-históricas e ambientes exuberantes em pixel art, os jogadores serão desafiados a dominar não apenas os perigos da natureza, mas também a construir e fortificar suas próprias bases para resistir aos desafios do ambiente hostil. A integração de elementos de sobrevivência e crafting adiciona uma camada extra de profundidade ao jogo, enquanto os jogadores procuram recursos para melhorar suas armas, equipamentos e fortificações. Com uma combinação única de jogabilidade desafiadora e um ambiente envolvente, Primal Planet promete ser uma aventura épica para os fãs de metroidvania e amantes dos répteis pré-históricos.