O mercado dos jogos multiplayer online gratuitos é extremamente competitivo, e se os aspirantes a participantes neste mercado já o sabem, os “grandes”, com milhões de jogadores, sabem-no de certeza. Mas o surgimento constante de novos jogos online F2P obriga a que haja uma constante reinvenção para não se perderem jogadores, e tudo tem que ser feito para mantê-los interessados.

A parte visual é um dos elementos mais óbvios, coisa que o World of Warcraft nos ensinou já há muitos anos (entre tantas coisas): actualizar visualmente o jogo é uma das provas cabais para manter via a chama da sua comunidade. Isso ou promover alterações mecânicas profundas, como aconteceu com World of Warplanes, do qual falámos há poucos meses.

World of Tanks é um dos MMOs mais jogados do mundo, e se no mercado ibérico não consegue competir com a atenção que o League of Legends ou o CS: GO, basta-nos ir a qualquer feira internacional para perceber o poderio deste jogo da Wargaming. Tive esta consciência na Gamescom 2014, em que a cidade não só estava repleta de publicidade aos diversos World of, como um dos pavilhões da gigantesca Koelnmesse estava praticamente reservado por inteiro à Wargaming, que apresentava em exposição diversos carros de combate, reais, a transformar um showroom num quase museu bélico.

Compreende-se portanto a aposta neste final de ano, em que World of Tanks anuncia o seu total facelift visual e musical, com as diferenças a serem óbvias. A Wargaming sabe que para manter a comunidade entrosada com o jogo que o precisam de trazer graficamente para a contemporaneidade, tornando-o também mais apelativo para novos jogadores. As mudanças artísticas não se ficam apenas com o novo motor gráfico CORE, mas também na total alteração da banda-sonora, que desta vez fica a cargo do veterano Akira Yamaoka e de mais quarenta músicos.

Todos os jogadores e curiosos podem já fazer uma antevisão ao que o jogo tem para oferecer no futuro próximo, através de uma demo descarregável denominado Wargaming enCORE e que pode ser downloaded aqui. E lá voltaremos daqui a alguns meses para perceber se este World of Tanks 1.0 consegue cativar novos jogadores.