Grandes notícias fizeram-se sentir recentemente no mundo de tabletop RPGs, principalmente no que diz respeito aos fãs de Vampire: The Masquerade, estando neste preciso momento em desenvolvimento a quinta edição do sistema.

A mesma versão encontra-se em estado Alpha e disponível gratuitamente no site https://www.worldofdarkness.com/, incluindo não só as várias regras, que por si só prometem uma actualização para os dias de hoje sem descartar a familiaridade já existente, mas também o setting que a equipa da White Wolf Entertainment aconselha usar este mesmo modelo. Para aceder ao conteúdo, basta inscreverem-se gratuitamente no site e no vosso inventário irão aparecer dois manuais, um focado nos jogadores e outro no Storyteller (ambos terminam com um link de acesso a um questionário de satisfação).

Para além disto, no novo site (que se apresenta como estando em Beta) já constam as caracterizações dos vários clãs de Vampire: The Masquerade e das várias tribos de Werewolf: The Apocalypse, bem como ferramentas para encontrar novos grupos de jogo, informação resumida sobre os planos para a nova edição e uma loja.

Por último, segue o vídeo de apresentação que decorreu em Berlim em Maio deste ano.

https://www.youtube.com/watch?v=43VXwCS42O0

É inegável que interessantes ventos se aproximam deste grande sistema.