
Hot Brass é um jogo tático na linha de jogos como Swat ou Raibow Six, mas mais simples em vista aérea bidimensional. É um indie que pega na técnica mais pura de estratégia de Swat e no modo missões um pouco mais “folgado” na táctica de Raibow Six e cria um modo Arcada.

Como descrito: visualmente é um jogo simples mas nem por isso é um jogo fraco ou apelativo para quem pretende algo mais do que simulação e táctica, ou do que de acção estilo arcada.
O jogo não deixa muita margem para erros, as missões têm que ser cumpridas dentro das regras estabelecidas, podemos fazer mais e desbloquear perks ou podemos fazer os mínimos e passar às missões seguintes. Os objectivos estão bem definidos por categorias sendo que o básico é resgatar reféns sem que haja casualidades.

Missões mais complexas requerem não só que as vitimas sejam salvas mas exige que os criminosos.
É fácil de descrever o jogo para quem esteja a pensar adquirir algo diferente. Como acima referi é um jogo táctico que nos põe na pele dum agente operações especiais, o jogo pode ser jogado a solo ou em equipa em modo cooperativo local ou online.
As missões vão evoluindo em complexidade: o número de elementos hostis pode variar como as situações, a cada uma delas teremos que agir em acordo. Uns mais fáceis de dar ordem de prisão, outros vão oferecer resistência, para isso teremos que dar uso não só ao nosso vasto equipamento: visão nocturna, câmaras, granadas de luz e muita precaução.

Facto curioso, é que após cada tentativa falhada a posição dos inimigos muda tornando as situações na maioria das vezes muito mais previsíveis. Podemos virar uma esquina e não estar lá nada, como noutra tentativa podem aparecer logo 2 ou mais elementos hostis que vão estragar a estratégia anteriormente planeada.
No que respeita a equipamento começamos com o básico e vamos recebendo novos itens como um colete novo à prova de bala, novas armas, etc, o normal para irmos progredindo por níveis mais complexos. Muitas das vezes surgem jogos que pelas limitações técnicas se tornam títulos “simples, mas que ainda assim fiquem com uma certa característica própria. Este caso pode não ser para todos mas vejo aqui potencial para se manter activo com a comunidade de speedrun.

Boa sugestão para manter este jogo vivo num nicho que pode até dar certo é a inclusão de um editor de níveis, o que iria tornar o jogo mais apelativo e rico em conteúdo.
Pessoalmente achei um misto de frustração e vicio, não é fácil cumprir com todos os objectivos e fazer uma missão perfeita e muito menos fácil é fazer o bónus de cumprir uma missão em apenas 1 ou 2 minutos!













