Uma antevisão a Shadow Blade: Reload

Numa escala de “coisas que são tão épicas cujo prório quociente de brutalidade pode explodir com a Terra”, os ninjas ocupam um respeitadíssimo terceiro posto, sendo ultrapassados apenas pelo Chuck Norris e pelo Chuck Norris Ninja (a Definitiva Forma, apenas alcançada com o contacto com uma Epic Stone à meia-noite, banhado pelo sangue de Bruce Lee e lavado com as lágrimas do Steven Seagal). E se Ninja Gaiden e Shinobi abriram as portas do mercado mainstream dos videojogos aos mercenários do Japão feudal, e até aos dias de hoje quase todos os jogos com guerreiros silenciosos mascarados passam automaticamente no meu radar. Isto se os conseguir ver é claro.

Octagon Chuck Norris

Chuck Norris Ninja. E o Mundo acabou.

 

Shadow Blade: Reload é a versão de PC de Shadow Blade, o aclamado jogo mobile de plataformas com um ritmo frenético e que testa não só a nossa perícia, mas também a nossa precisão de salto, eficácia e reflexos. Timing é a palavra-chave para toda a jogabilidade: desde percebermos o momento certo para atacarmos os diversos inimigos, assim como conseguir passar por algumas plataformas sem sermos vistos, utilizando uma curiosa abordagem furtiva que acaba por ser algo curiosa para um jogo de plataformas que vive a alta-velocidade.

Ainda em Early Access no Steam, Shadow Blade: Reload mostra-nos o porquê do sucesso que alcançou no mercado mobile, e de que forma é possível complexificar essa experiência para uma plataforma completamente diferente, no caso, o PC. Para além da possibilidade de construírmos níveis e desafiarmos os restantes jogadores a ultrapassá-los, existe também o modo de Corrida. Neste modo podemos concorrer com os nossos amigos para perceber quem é o ninja mais leve que o vento e mais rápido que um piscar de olhos, trazendo um alargamento da rejogabilidade de Shadow Blade: Reload a algo que ultrapassa largamente os cerca de sessenta níveis disponíveis nesta fase.

shadow-blade-reload-1

Ninja Man, Ninja Man, does whatever a…

 

A diversidade de movimentos e acções que conseguimos efectuar com poucos botões (ou teclas) adequam-se bem à alta qualidade que as animações contêm: desde a sua fluidez ao exímio rigor de representação, Shadow Blade: Reload é o mais recente jogo do estúdio Dead Mage e que promete ser uma boa reposta aos fãs de jogos mais difíceis, assim como aos mais ferverosos jogadores de jogos de plataformas de acção. E sem desfasamento de lip-syncing.