Que viagem.

Quando comecei o meu caminho por Evoland (o primeiro) fiquei agradado com o conceito, mas conformado com a rapidez com que o jogo se finalizava, apesar de bom, ficou a cheirar a proof of concept, a deixar uma dica de que algo mais aí viria.


E veio.

(O jogo demora mais tempo a acabar que a BBC a lançar a nova temporada de Doctor Who) (vá quase)

O plot inicial é simples, num mundo mágico-medieval, com um interminável conflito entre humanos e demónios, nós somos o mais que típico jovem que acorda com amnésia total, em casa de uma moça jeitosa desconhecida. (Quem nunca se encontrou nesta situação que atire a primeira pedra).

Temos então um caminho que faz com que juntemos personagens ao nosso grupo aqui e acolá, até que a certa altura a certa parte da história que não vou spoilar aqui (porque vocês têm que jogar isto), encontrámos um Monolith que nos envia para o passado.

Bem, aí é que as coisas mudam de vista.

Literalmente.

Sim, isto são tudo passagens do mesmo jogo.

Evoland é uma homenagem aos videojogos, um grande apanhado de piadas, referências, momentos históricos, gráficos e mecânicas de tudo o que levou esta forma de entretenimento ao ponto em que nos encontrámos agora.

Sempre que viajámos no tempo no jogo, todo o aspecto gráfico muda.

Gráficos 8 bit estilo o  primeiro Pokémon para o tempo mais antigo, até ao mundo 3D de 50 anos no futuro.

Se este pequeno ” Querido, mudei a casa” , não for suficiente para despertar curiosidade, ainda bem, porque muita coisa aí vem, tal como referi, vão haver momentos em que vão pensar : “eeei está a mandar uma piada sobre o Legend of Zelda” , ou esta fantástica escolha para o teu nome de gladiador :

(Fui obviamente o Solid Snail)

“Mas de que te serve ser o Solid Snail? ” 

– Ana a perguntadora.

OH MEUS AMIGOS OLHEM-ME A SER O SOLID SNAIL.

  (sim eu chamei-lhe Micas)

Não gostam de referências a jogos? (estão neste site só pela minha eloquência literária?) E que tal a filmes?

Não gostam de filmes? … Desenhos animados?

 VÁ LÁ, DRAGON BALL TODA A GENTE GOSTA.

OK DESISTO, se piadas, tropes e referências geniais não vos agradam, vão ter de jogar o jogo porque ele é bom.

(ok só mais um print nostálgico)

Não vou encher e gabar todos os mini-jogos e modos de jogo que vão encontrar porque o grande apelo deste Evoland II é exatamente esse, avançar na história até encontrar o próximo pequeno pedaço que nos faça recordar os velhos tempos, ou as glórias passadas do gaming.

Em suma, o gameplay composto 60% por um RPG estilo The Legend of Zelda, com os seus 10% de um trading card game próprio, e vou dizer 30% porque foi o que sobrou dos números que atirei para o ar, de vários pedaços de todos os estilos, (nenhum deles reinventando da roda), tornando-se numa grande hipotenusa assente nestes pequenos catetos que são:  a história ( bastante interessante, com alguns twists aqui e acolá, cliché quando tem que ser ou porque o enquadramento humorístico da altura o pede), e as homenagens, a quem as merece.

Portanto parem de ler isto e

.

.

.

.

.

.

(OK, ainda bem que não levam à letra o que eu digo)

E corram para a vossa loja online favorita para adquirir esta jóia, o preço normal é 19.99€ na steam mas se este artigo não vos deixou com uma fome insaciável pelo jogo podem aguardar pelas promoções para o arranjar a 5€.

Se o vosso amor não for este jogo, podem seguir o conselho dele:

Já agora,fica  o trailer-obviamente-menos-fixe-a-convencer-vos-de-coisas-que-este-artigo