Artifact chegou muito recentemente ao mercado e apresenta-se como um TCG (trading card game), que vem para competir directamente com os gigantes já estabelecidos. É ao mesmo tempo o primeiro jogo que a Valve nos apresenta desde Dota 2. No mundo dos eSports a Valve controla já dois dos jogos mais importantes no primeiro patamar competitivo.Dota 2 e CSGO estão no topo do mundo nas suas classes (MOBA e FPS, respectivamente), além disso estão no topo em geral gerando receitas astronómicas e mobilizando milhões por todo o mundo, porém numa das categorias mais importantes dos eSports individuais o Hearthstone tem reinado sem concorrência de relevo.

A Valve resolve então contratar Richard Garfield, criador do Magic the Gathering, para criar o seu novo jogo no qual viria a colocar todo o know how adquirido pela Valve nos eSports nestes últimos anos e isso nota-se, embora haja ainda defeitos a apontar (do qual iremos falar noutro artigo).

A comunidade

Aqui no Rubber Chicken temos várias pessoas que aguardavam com expectativa a chegada de Artifact e estivemos na linha da frente assim que esteve disponível ajudando a mobilizar a comunidade que rapidamente se reuniu em torno do novo jogo. Uma comunidade que é ainda jovem e com números parcos mas que ao mesmo tempo se tem mostrado activa e dinâmica.

Desde o primeiro dia começámos a organizar pequenos torneios e a fazer stream do que se ia jogando. Temos, juntamente com outros jogadores, vindo a agregar as comunidades que se vão criando separadamente de forma a termos uma comunidade maior e mais forte capaz de dar alguma representatividade à cena portuguesa.

O 1º Torneio Artifact Rubber Chicken

Apesar de a vida do jogo ser ainda curta e uma grande parte dos jogadores estarem ainda na fase inicial da aprendizagem, resolvemos criar um torneio com um prémio em jogos. Um torneio que foi um verdadeiro sucesso com 30 jogadores presentes a disputar o titulo e em boa verdade mais foram os que se inscreveram mas que por diversas razões não conseguiram estar presentes.

(Deixo aqui o código do torneio caso queiram ver como foi a bracket: ATC_40349_994057876)

Tivemos alguns jogos bem disputados, alguns de nós (como eu) viram pela primeira vez um empate e vimos dois jogadores a ascender aos primeiros lugares e aos prémios. Em segundo lugar ficou Patrão que depenou 3 das 4 “galinhas” presentes na sua caminhada, isto apesar de ter dito expressamente que estava lá para perder e em primeiro lugar ficou Dannydevitto, que entretanto já mudou o seu nome na Steam, e que levou o grande prémio. Esta final atestou o bom ambiente que se vive actualmente na comunidade e tivemos um primeiro classificado que cedeu parte do prémio ao segundo.

Em termos de membros do Rubber Chicken lugar de destaque para o Pedro Nunes (conhecido nas lides dos eSports como ManDown) que chegou às meias finais e é reconhecido pela a infâmia de ter sido o único entre nós a ter acesso antecipado ao Artifact.

Rescaldo

No final sentimos a satisfação de dever cumprido, foi um torneio com uma boa participação com uma pequena comunidade bastante envolvida e bem disposta. Tivemos um stream divertido com bastante participação. Aqui sentimos alguma dificuldade pois reparamos que nos jogos em que o streamer não está envolvido directamente há uma dificuldade em conseguir imagem com qualidade e mais não existem ainda ferramentas que permitam ver o jogo da perspectiva dos dois jogadores envolvidos.

Ou seja há ainda um caminho a ser trilhado em questões de transmissão de jogos mas por outro lado as ferramentas para organização de eventos já se encontram a funcionar muito bem e atrevo-me a dizer que estão mesmo um passo à frente em relação à competição.

Foi assim o que esperamos que seja o primeiro de muitos torneios, entretanto podem juntar-se a nós no grupo Artifact Portugal e fazer parte da comunidade.