Blazblue (3)

Não sei se é por abominar a violência ou por outra coisa qualquer, mas à excepção de uma cabeçada dada a um vizinho que me tinha batido quando eu tinha uns 7 anos, nunca lutei com ninguém. Podem chamar-me mariquinhas ou “chicken” em inglês, que eu pouco me importo. Os murros e a violência na vida real (quando não são desporto é claro) são os argumentos de quem não os tem, e como sempre preferi cultivar o cérebro ao invés dos nós dos dedos acho que há formas de contornar situações que não envolvam provocar equimoses em alguém. Ou em mim mesmo. Esta minha aversão à violência real materializou-se no meu primeiro personagem de RPG de sempre, o vampiro Bernardo d’Abecassis, que ao longo de dois anos em que a campanha durou nunca deu um murro nem nunca sofreu 1 único ponto de dano. Mas matou diversos humanos e 2 outros vampiros sem sequer ter de lhes tocar.

Tudo isto para repetir: eu não gosto de violência real nem me revejo na necessidade de bater em alguém para me sentir mais ou menos homem. Talvez a germófobia fale mais alto, mas até desde criança sempre abominei brincadeiras parvas típicas dos miúdos de tenra idade que envolviam empurrar e magoar só pela piada, e até brincadeiras que necessitassem de contacto físico sempre foram do meu desagrado. Agora, jogos de luta? Adoro! Desde pequeno que é um dos meus géneros favoritos e para quebrar algumas ideias pré-concebidas da maralha se há alguém mais distante da violência sou eu. Mas se temos um problema podemos resolvê-lo ao soco, no Mortal Kombat ou no Guilty Gear.

https://www.youtube.com/watch?v=vV8-zsVXgjE

Dois anos depois do lançamento de BlazBlue Chronophantasma para Arcada, PS3 e Vita, eis que chega finalmente ao PC a nível mundial a versão melhorada do jogo, de sufixo EXTEND, e que traz todos os DLCs, crossplay entre a PS3 e a PS4, para além da inclusão de dois novos personagens jogáveis e algumas alterações de jogabilidade. O que no total perfaz 28 personagens jogáveis num jogo rico em conteúdo single player, e tudo isto por 29,99€. Ouviste bem Street Fighter V?

Blazblue (4)

BlazBlue pode ser verdadeiramente avassalador para quem entra na série pela primeira vez. Há uma grande percentagem de visual novel no seu conteúdo, onde o forte enredo de cada um dos personagens faz desta série uma das séries narrativamente mais ricas do género. É claro que é possível aproveitar o jogo pelo que ele é na sua essência: um 2D fighting game, mas toda a tenção dada à história que a acompanha é algo levada muito a sério pelos developers da Arc System Works.

BlazBlue Chronophantasma EXTEND tem duas camadas distintas de imersão no jogo, e soube manter-se lato o suficiente para não ostracizar novos jogadores. Existe um modo simplificado em que os jogadores novatos têm a possibilidade de fazer aqueles combos que nos “enchem o olho” de forma simples. O próprio lore de BlazBlue, cuja extensão é reconhecida, é facilmente recontada em jogo para que um novo jogador não seja exacerbado com tudo o que se passou e o que se está a passar com todo o estranho e maravilhosamente criativo elenco que constitui a série.

Blazblue (2)

É uma redundância afirmar o quanto a Arc System Works é um estandarte de qualidade neste género de jogos. Acredito que lhe devemos mais por manter o espírito clássico das arcadas vivos do que aos gigantes WB ou Capcom com as suas séries multi-milionárias. O Japão ensina-nos diariamente a capacidade que tem para manter vivas algumas expressões artísticas que foram perdendo o fôlego ou evoluindo no resto do mundo, da animação tradicional, da banda-desenhada (com um dos mercados mais poderosos e férteis que existem), passando pelos géneros de videojogos como os 2D fighting games que foram caído no esquecimento no mercado ocidental mas que se mantêm vivos e com cada vez maior qualidade no mercado nipónico. As animações de BlazBlue mantêm a fasquia elevadíssima daquilo a que fomos habituados: qualidade visual ao nível do melhor que se faz em anime. Os movimentos e combos over-the-top com toda a espectacularidade das diversas frames desenhadas à mão fazem de tudo isto uma enorme demonstração de fluidez e de mestria artística.

Blazblue (1)

BlazBlue Chronophantasma EXTEND é o melhor e mais completo 2D fighting game a chegar-nos neste mês de Março, e cujo conteúdo está a milhas do recém-lançado SFV em Early Access.