Hoje trouxe-vos um vídeo jogo que realmente me fez sentir como uma criança. Literalmente o meu lado infantil interno fez uma festa cheia de bombons dentro de mim, e de repente o computador transformou-se num amigo imaginário que me inseriu em inúmeras histórias aventureiras puramente deliciosas. Esse é o efeito de Burly Men at Sea.

Burly Men at Sea é o segundo videojogo criado pelo casal David e Brook Condolora, Game Developers independentes do estúdio Brain & Brain, o qual saiu no dia 29 de Setembro no Steam. Este foi um período em que o casal se tornou nómada, viajando pelo seu próprio país e desenvolvendo ao mesmo tempo o seu vídeo jogo. Sem dúvida alguma suspeito que toda a vivência em viagem tenha inspirado a criatividade existente neste jogo, sendo ele próprio a vivência de uma viagem por entre aventuras cativantes.

marinheiros

Este é um vídeo jogo que conta a história de três Marinheiros barbudos, revelando a cada dia de jogo uma das suas aventuras fantásticas por entre os Mares da Escandinávia nos anos 1920. E o mais belo de tudo isto é que somos nós que re-criamos as aventuras, decidindo o caminho que queremos percorrer e descobrindo aquilo que os Marinheiro veem a encontrar.

Uma das características mais encantadoras do videojogo encontra-se nas suas ilustrações. Apesar de extremamente simples, têm cores absolutamente apelativas e doces, assim como desenhos que nos indagam a querer saber mais. Estas acompanhadas por uma banda-sonora diversa, que é ela própria já vida por si só, fazem deste vídeo jogo uma actividade extremamente relaxante e fantástica para o final de um dia cansativo, no qual não queremos  pensar muito nem ter de ter reacções rápidas.

Ao nível prático este é um videojogo extremamente simples de narrativa. Mas não uma narrativa qualquer. A escrita da própria história é extremamente bem concebida, fazendo lembrar os livros que se lêem às crianças desde cedo, muitas vezes com piadas que nos fazem esboçar um sorriso parvo para o ecrã e onde o surreal se encontra sempre presente. O mais fantástico de tudo? o jogo pode ser jogado em várias línguas, inclusive a Portuguesa.

sereias

No Burly Men at Sea guiamos os marinheiros com o nosso rato pelo cenário da história, interagindo com o ambiente que nos é demonstrado nas ilustrações e lendo a história que nos é apresentada. Cada história pode descobrir-se num curto espaço de tempo, e no final da mesma os três marinheiros voltam à ilha com mais uma aventura descrita em Livro na sua prateleira. Caso queiramos podemos repetir a mesma história vezes e vezes sem conta, bastando tomar as mesmas decisões com o rato que tomámos da última vez.

Confesso ainda que a primeira vez que completei uma aventura dos marinheiros fiquei sem saber inicialmente como é que chegava a novas histórias, ficando a sentir-me confusa e triste, já que ao fim da primeira história apareciam os créditos do jogo. Mas eis se não quando sigo em aventura com os Marinheiros novamente (na esperança de algo diferente acontecer), tomando decisões diferentes e assim criei uma nova aventura com os meus barbudos! Tal trouxe de facto o sentimento “Afinal o jogo não acabou, tendo muitas histórias ainda por descobrir!”, fazendo-me ansiar por explorar uma nova história e descobrir que mais cenários fantásticos poderia encontrar. Sendo assim, este foi realmente um videojogo que me “trollou” pela positiva e da melhor maneira.

Além de um clima relaxante e de necessidade de descanso ser propício a este videojogo, esta é também uma excelente actividade para utilizar com as crianças lá de casa, principalmente para aquelas entre os 3 e os 6 anos que se alimentam e nutrem de histórias bem contadas de mundos infinitos. Aqui o gosto pela boa leitura é estimulado, assim como a necessidade de descoberta e exploração. Sem dúvida uma boa aposta de Brain & Brain para nos deixar com um sorriso antes de ir dormir (sou suspeita) ou mesmo em outros momentos.

Deliciem-se!