O corpo humano é uma máquina, uma Homo Machina, contudo durante muito tempo foi difícil entender os funcionamentos internos deste sistema tão complexo por quem não estudou Medicina. Aqui entra Fritz Kahn que conseguiu mostrar os meandros do corpo através de imagens metafóricas nas quais representava o corpo como uma fábrica dos anos 20: esta técnica foi tão inovadora e bem aceite que Kahn é considerado o pai da infografia. O que é um infograma? É algo como isto:

Fritz Kahn, foi a inspiração do fantástico jogo de puzzles Homo Machina, no qual observamos e comandamos um corpo humano durante um dia desde o acordar até as consequências de um jantar romântico. A consequência envolve dança, podem tirar a vossa mente da sarjeta, até porque isso depois estraga as comunicações para com os outros departamentos. O jogo educa enquanto nos faz distrair e rir um pouco com a leveza com que encara as situações e ao mesmo tempo o pormenor técnico de cada uma das tarefas.

Os 10 a 15 puzzles que compõem o jogo, são divididos em várias secções da “linha de montagem”, conseguem muitas vezes ser mais difíceis de resolver do que seria esperado, não por serem complexos mas porque o jogo não nos dá dicas nenhumas sobre o que fazer a não ser em algumas ocasiões nas quais os funcionários que apenas querem trabalhar e estão a ser empatados pela nossa incompetência. A maior parte das vezes o processo é sempre o mesmo: tocar aleatoriamente no ecrã para ver o que mexe e depois sim tentar entender o processo que devemos seguir, que em algumas situações não tem uma ordem específica desde que esteja tudo feito no final o caso do nível olfatório, outras é preciso seguir uma ordem pré definida como o da mastigação e deglutição.

Com um nível de sucesso variado nos objectivos de cada um dos puzzles, já que alguns acertam perfeitamente nos exemplos que querem mostrar enquanto outros, um em particular, não atingem bem na mouche, mas não fica muito aquém da marca, Homo Machina é um deleite para os olhos e para a mente que justificam totalmente a sua compra conseguindo dar-me uma visão de como trabalha o nosso corpo apenas conseguida antes pela brilhante série de animação “Era uma vez O Corpo Humano”.

Homo Machina foi lançado na Nintendo Switch recentemente e pelo preço de pouco menos de €4 consegue dar uma boa hora de entretenimento, já que se o jogo peca em algum lado é na sua curta duração. Apesar de não falhar nos seus objectivos gostaria de ver mais situações, mais mecânicas ou mesmo a repetição de vários dias com pequenas variáveis e desafios em cada um. Esta limitação pode ser devido a não existirem assim tantos esquemas de Fritz Kahn para usar ou por opção dos criadores do jogo. De qualquer maneira seria bom ver uma sequela. Homo Machina também está disponível em Android e IOS.