
Eu gosto de Action RPGs. Gosto mais de clássicos, mas gosto muito dos de action. Algumas das melhores memórias que tenho dos últimos anos da minha adolescência, já a entrar na maioridade, é de fazer sessões de D&D com alguns amigos e acima disso fazer lan parties na garagem de um deles a jogar Diablo II que além dessas sessões devo ter feito pelo menos quatro vezes em single player. Por essa mesma razão, nunca agarrei no Diablo III, seria como alguém que largou o tabaco há anos, fumar numa festa, o risco era grande demais. Mas dar uns bafos numa cigarrilha não tem problema nenhum, e foi exactamente isso que fiz quando agarrei em Minecraft Dungeons. As comparações com Diablo são inevitáveis portanto nem vou pedir desculpa pelas que vou fazer. Podemos descrever o jogo inteiro na seguinte maneira: É um Diablo simplificado no mundo de Minecraft com tudo de bom e mau que isso implica.

Para quem, como eu, nunca jogou Minecraft é impossível dizer se o jogo respeita o universo e lore do original e sinceramente não importa muito porque o jogo é divertido para quem entra nele sem saber dessas coisas. Entramos com um personagem semi-aleatório e passamos um tutorial surpreendentemente bem construído que explica todos os pormenores do jogo. Como matar inimigos próximos, à distância e o que fazer, que é só andar a matar inimigos no mapa com alguns objectivos metidos à mistura e apanhar tudo o que conseguimos para acrescentar ao nosso arsenal. E é com esse loot que vamos criar o nosso personagem.

Ao contrário de Diablo e outros, não escolhemos a classe do personagem à partida. Somos apenas um aventureiro. É com objectos e armas que vamos criar a sua especialização e evolução. Neste aspecto a inspiração vem mais de um Final Fantasy Tactics que usava a mesma mecânica para as classes do que a tradicional escolha inicial. Tentar fazer combinações mais inovadoras ou as que se adaptam melhor ao nosso estilo de jogo é metade do desafio.
Minecraft Dungeons está claramente feito para jogar com amigos, ou até desconhecidos sendo a sua definição por defeito a de jogo multiplayer. É extremamente fácil entrar numa partida e voltar a sair em jogo local ou online e o número de inimigos tal como a dificuldade dos mesmos adapta-se automaticamente para criar um desafio justo. E na verdade é bem mais divertido e caótico jogar com mais pessoas tal como Diablo. Nisso estão muito parecidos.

Se peca em alguma coisa, Minecraft Dungeons pode ser criticado pela sua simplicidade para jogadores mais experientes, não tem muito conteúdo de jogabilidade e história para puxar o interesse de veteranos que queiram mergulhar nele, mas para quem quer um jogo mais leve ou nunca tenham molhado os pés nestas águas é mais que suficiente.
De resto, Minecraft Dungeons é um dungeon crawler carregado de loot para apanhar e altamente divertido. Também pode muito bem servir de entrada no mundo dos Action RPGs para a geração mais nova que desconhece este tipo de universo e tudo o que ele tem para oferecer. É de aproveitar por estar incluído nos XBox Game Pass de consola e PC e para quem quiser gastar os €20 que custa nas outras plataformas, mas não é um jogo obrigatório. É só divertido.













