Hell Warders é um tower defense com laivos de Action RPG na terceira pessoa. Criado pelos Anti Gravity Game Studios. Previsto para o final de 2018, encontra-se ainda em desenvolvimento.

Neste jogo somos colocados a proteger um castelo, das hordas do Inferno, sem saber bem porque razão estão a invadir nem tão pouco porque estamos a defendê-lo. Assumimos que a importância da história é reduzida para a finalidade, encarnamos na pele de uma de 3 personagens poderosas que dão pelo nome de Warders! Com um único objectivo em mente, que é proteger o nosso castelo das incessantes vagas de demónios. Neste momento temos 3 classes disponíveis, duas de combate corpo a corpo e uma que utiliza ataques à distância.

Fiel à tradição de tower defense, temos um core para proteger e vamos progredindo por diferentes salas à medida que seguramos os objectivos. O facto de controlarmos a nossa personagem um pouco à imagem de um RPG hack and slash coloca ênfase na acção, algo que normalmente não temos num tower defense. É um jogo que podemos jogar online multiplayer até 4 jogadores, em modo cooperativo.

É fácil descurar a colocação de “towers” e ao invés disso encontramos-nos no meio da refrega a acorrer sofregamente a todas as lanes distribuindo justiça com a nossas armas e as poucas habilidades que temos.

Começamos cada nível começa com uma fase de construção em que colocamos as diversas unidades à nossa disposição, nas posições mais convenientes, e podemos afirmar que estão bem conseguidas estas unidades embora pequem pela falta de diversidade. A colocação de unidades está limitada a 40.

Em seguida temos a fase de combate onde podemos finalmente enviar alguns demónios de volta ao inferno. À medida que vamos progredindo o numero de vagas por cada nível vai aumentando e entre vagas repetimos a fase de construção.

No decorrer de cada vaga podemos recolher recursos que serão preciosos para a construção muito embora possamos construir mesmo durante o combate.

Por outro lado em termos de personagem, temos uma árvore de habilidades bastante básica e linear que se adequa ao papel que aqui desempenha. Porém as coisas ficam mais tristes quando chegamos à parte do combate pois todos os movimentos são desajeitados e presos, e por vezes até mesmo lag podemos sentir. Parece que mecânicamente Hell Warders precisa ainda de algum trabalho muito embora o seu lançamento já tenha sido atrasado e se encontre ainda em acesso antecipado.

Em termos de dificuldade o jogo escala bastante bem e mantém-se uma experiência agradável enquanto evoluímos pois vai apresentando sempre desafios interessantes. No campo visual temos alguns apontamentos interessantes nos cenários e até mesmo as unidades que dispomos tem algum interesse mas no geral ficou um pouco aquém das expectativas. Toda a atmosfera está com aspecto deslavado os gráficos parecem algo saído de um jogo do inicio do milénio. Não obstante dos problemas apresentados Hell Warders, é na sua essência divertido e com muita acção, o seus fundamentos são bons mas mais uma vez sinto que o acesso antecipado é apenas uma desculpa para os aspectos mal trabalhados e incompletos. Este aspecto faz-se sentir, o que é realmente uma pena pois pode tirar algum brilhantismo que Hell Warders venha a ter na sua forma final, simplesmente porque perde o interesse até lá.

Em resumo Hell Warders é um experiência que nos dá algum divertimento e pode ser muito engraçado em multiplayer porém tem um custo de 14.99€ que é alto para algo ainda tão incompleto.