
Vivi apenas em 2 casas na minha vida: aquela em que estive desde que nasci, e a segunda ondo moro com a minha mulher os meus filhos. A mudança para esta casa foi simples, aliás, tão simples quanto a mudança de um jovem recém-licenciado poderia ser: sem móveis, e com muitos livros e jogos que foram lentamente sendo levados de uma casa para outra. O que significa que agora, que estou a umas semanas de mudar de casa pela segunda vez na minha vida, estou a passar por uma real mudança, que envolve transladar móveis e uma longa vida de adulto, com muitas caixas de cartão repletas de centenas de livros e demasiados jogos de tabuleiro.
Posto esta introdução, seria de estranhar que ande a dedicar os reduzidíssimos minutos de relaxamento em jogos que emulam o processo de mudança e arrumação de uma coisa. É um pouco como a situação anedótica de motoristas de camiões TIR jogarem Truck Simulator em casa. Mas é o que temos.

Amplamente inspirado na lógica e mindset de Unpacking, em Urban Jungle temos de transformar um pequeno apartamento urbano num oásis verde, utilizando uma variedade de plantas decorativas para “esverdear” o ambiente. E nem me refiro a tornar tudo mais sportinguista, mas poderia sê-lo.
A mecânica principal envolve posicionar estrategicamente estas plantas para maximizar o conforto e a estética do espaço, alimentando uma barra de “verdura” para cumprir objectivos. Desenganem-se que não se trata de um farming ou gardening sim: não há preocupações com rega ou pragas e o foco está na disposição e combinação dos elementos para criar um ambiente acolhedor.

Na realidade, Urban Jungle é um puzzle game, desafiando-nos a encontrar o local ideal para cada planta, considerando factores como luz e humidade. Além disso, é possível interagir com objectos presentes na sala, como lâmpadas e humidificadores, para ajustar a atmosfera do apartamento, de forma a que esta se torne ainda mais propícia a receber as nossas plantas.
Sem surpresas já que estamos perante um cozy game, Urban Jungle tem uma paleta de cores relaxante, e a narrativa é contada de forma ambiental, revelando a história de uma protagonista apaixonada pela natureza através das pequenas mudanças no apartamento e nos objectos que o compõem. Descobrimos, desta forma, detalhes da vida da personagem à medida que progredimos no jogo, eao mesmo tempo vamos deixando tudo mais verde e mais acolhedor.

Desenvolvido por uma equipa de três pessoas, Urban Jungle é o projeto de estreia da Kylyk Games para PC, e é uma experiência acolhedora que combina decoração, puzzles e uma narrativa contada através dos quebra-cabeças que nos criam um jogo relaxante e envolvente. Ideal para quem procura um refúgio digital da agitação diária, ou para pessoas como eu, que estando a braços com mudanças de casa na vida real, decidem trazê-las também para o mundo digital.













