Nunca me considerei um jogador de plataformas móveis, mesmo a minha Switch fica muito mais vezes em casa do que me acompanha para algum lado. Gradualmente vão aparecendo alguns jogos que me animam, mas canso-me do seu loop de forma muito rápida, a maior parte das vezes em menos de dois dias. A solução aparenta ser a adaptação de jogos de consola ao ecrã do meu pequeno telemóvel de 6,2”, mesmo assim claramente suficiente para fazer com que Wargroove 2: Pocket Edition me tenha acompanhado nos inúmeros turnos da noite que fui fazendo durante o Verão.
Ninguém estará especialmente interessado numa análise de Wargroove 2, mas se estiverem, uma simples pesquisa online irá mostrar centenas delas. Não se cinjam à versão para smartphone, podem ler qualquer uma já que o jogo é o mesmo, o importante está mesmo na sua adaptação.
Já em relação à adaptação, alegra-me dizer que é exemplar. Já tinha jogado Wargroove 2 no PC quando saiu no Game Pass, as 3 diferentes campanhas que se juntam numa final que une todas as anteriores são um regalo, especialmente quando começamos pela Faahri, com a encantadora Lytra a arrebatar-nos desde o primeiro minuto.
É, no fundo, este humor que nos seduz, já que o combate em si não tem nada de muito especial. É combate por turnos em que podemos usar o terreno para conseguirmos algumas, pequenas, vantagens no ataque ou defesa das nossas unidades.
A primeira vez que joguei atirei o meu Backbone para a mochila, ainda a considerar a ideia bacoca que seria muito mais fácil jogar com um comando, mas nada mais errado, até porque Wargroove 2: Pocket Edition é muito mais fácil de controlar com controlos tácteis do que com um comando, aliás, os comandos tácteis tornam-se tão naturais que me imagino a clicar no ecrã do computador, num gesto similar à tendência que a minha filha tem de executar.
Até mesmo as letrinhas dos diálogos são claramente perceptíveis, mesmo para mim que já me começo a queixar de algumas caixas de texto na Switch.
Em termos de performance, não tive qualquer problema no meu iPhone 12 mini, já que tudo correu de forma fluida, sem quedas de fotogramas, nem aparente aquecimento anormal do telefone, mas aqui tenho de mencionar que ele já aquece imenso com tarefas relativamente simples, como ver vídeos no Youtube.
Até o preço é adequado. 9€. Assim de repente parece dado, mas infelizmente estamos habituados a ir para os jogos gratuitos e tenho algumas dúvidas sobre o sucesso comercial desta versão, já que ao tentar jogar multijogador nunca encontrei um parceiro.
Assim, tenho para mim que Wargroove 2: Pocket Edition me parece a versão superior deste jogo, e mesmo que não seja, é, definitivamente, a minha versão favorita. Fluidez e excelentes controlos aplicados a um jogo base já cheio de qualidade e humor, tudo isto a um preço justo. O que podemos pedir mais?