Precisamente três anos antes do lançamento de Arcana Heart 3 LOVEMAX SIXSTARS!!!!!! (com seis pontos de exclamação, se faltar algum no resto deste artigo fica já o pedido de desculpas antecipado) publicámos um artigo a analisar o jogo original, Arcana Heart 3 LOVEMAX!!!!!!, do qual este jogo é uma… continuação?

Street Fighter II estabeleceu os limites para o que os 2D fighting games deveriam ser. Estabeleceu-os para o bem e para o mal. Definiu aquilo que deveria ser o padrão de qualidade estética das animações de sprites, e gravou na pedra o que passariam a ser os controlos-base para efectuarmos golpes neste género.

Mas infelizmente habituou-nos a todos como uma massa colectiva aos múltiplos e sucessivos lançamentos que acabaram por ser auto-paródia da própria Capcom. Alguém consegue lembrar-se de quantas edições diferentes de Street Fighter II existiram sem recorrer ao Google? E de Street Fighter IV? É provável que nem na Capcom consigam seguir esse rasto sem se perderem pelo meio, num dos mais óbvios sinais de milking the cow de que há memória.

Esse é precisamente o precedente que foi aberto e que condicionou outras séries que lhe seguem no seu encalço, como Arcana Heart 3. Este jogo (em qualquer das suas versões) relembra-nos o porquê da Arc System Works ser nos dias de hoje uma das maiores empresas (senão a maior) a produzir 2D fighting games puros aos conceitos das máquinas de arcadas. Com personagens e animações detalhadas ao pormenor, com boas e diferentes ideias a defini-las, criando um elenco altamente memorável.

O grande problema que sentimos nesta sequela da sequela de Arcana Heart 3 é que ela está a entrar na sequelaception que os Street Fighter de forma recorrente entram, com uma diferença: o estúdio Examu não possui o mesmo arcaboiço económico nem a legião de fãs que a série da Capcom, e como tal, a justificação para comprar uma nova versão começa a escassear, mesmo com um nicho de fãs que a série tem.

Apesar de este projecto ter sido crownfunded (e portanto auto-sustentável), a grande razão levada a cabo para existir é a inclusão de mais uma personagem, alargando para mais de 25 as que estão disponíveis no seu elenco. É verdade que para um jogo com tantas personagens jogáveis a capacidade dos seus autores em diversificarem e criarem identidade própria a cada uma delas é indubitavelmente distinta da outra. Com a nova personagem Minori Amanohara a enriquecer um elenco exclusivamente feminino e a promessa de mais 2 em DLC posterior, infelizmente os argumentos para comprar este Arcana Heart 3 LOVEMAX SIXSTARS!!!!!! é muito curto.

Quanto muito Arcana Heart 3 LOVEMAX SIXSTARS!!!!!! é aconselhado a quem ainda não possui nenhum título desta série e pode, e deve, encarar esta como a edição definitiva (até vermos) deste magnífico old school 2D fighting game. Mas para quem já possui Arcana Heart 3 LOVEMAX!!!!!! há muito pouco que o justifique. Talvez a Examu se devesse limitar a imitar as coisas boas que a Capcom ensinou ao mundo. Recauchutar versões do mesmo jogo é que dispensamos.