Rah ra ah-ah-ah!

Retro retro Mah

Retro Oh la-la

Want your bad Retromancer!

Sim… eu abri um artigo alterando uma música de Lady Gaga. E porquê perguntam vocês? Porque a minha relação com Retromancer é a mesma relação que tenho com a senhora que canta esta música.

Quando ela apareceu no mundo musical há uns anos na sua figura super-estilizada eu tive a reacção esperada por qualquer fã de música pop-rock até aos anos 80, algum metal e até swing (sim, os meus gostos são um pouco ecléticos): achei abominável, uma pseudo-Madonna do século XXI que tenta chocar mais que interpretar.

Quando comecei a jogar a versão de testes de Retromancer também julguei que era um twin-stick shooter/bullet hell numa capa de pseudo-nostalgia. Mas ao fim de uns tempos comecei a ver para lá da fachada gráfica de jogo arcade pré-1985.

Foi com as covers de os PMJ faziam das músicas de Lady Gaga que me apercebi que as músicas dela não eram assim tão más, era simplesmente o estilo dela que me desagrava. E foi quando ela fez a homenagem The Sound of Music na cerimónia dos Óscares em 2015 que eu aceitei que ela sabe cantar. Talvez não seja a melhor cantora da actualidade mas em talento vocálico está anos luz à frente das suas concorrentes directas carregadas de filtros e autotune.

Foi com o tempo que comecei a divertir-me com Retromancer, gradualmente percebi que não era um pseudo-retro arcade, era mesmo um arcade à moda antiga. Só tirava proveito ao máximo das mecânicas modernas. Garanto que muitos jovens (agora com 40 e alguns anos) davam um braço, vendiam a mãe, e sacrificavam um bode em honra de deuses do submundo para jogar algo como Retromancer quando eram novos. A magia do jogo foi crescendo em mim, a sua simplicidade é encantadora mesmo que difícil de reconhecer ao início. Não posso dizer que primeiro estranha-se e depois entranha-se, porque não tem nada de invulgar para estranhar, de resto o conceito é esse, vamos gostando dele aos poucos. Na verdade não sou fã de Lady Gaga em nenhum campo, tal como não posso dizer que seja fã de Retromancer mas mesmo assim vejo-me obrigado a reconhecer qualidades que têm usando um ponto de vista isento de gosto pessoal.

Retromancer ainda não tem data de lançamento prevista a não ser algures em 2019, nem sequer tem um preço previsto portanto não podemos confirmar uma recomendação segura, mas seguramente é algo para manter debaixo de olho.

P.S. Retromancer não é mau apesar do titulo, era apenas para fazer a ligação com Lady Gaga