Se olharmos para década de 2010, uma das coisas que percebemos nos videojogos de desporto é que há muito largaram os elementos de mera abordagem arcada, e enveredaram por um nível de complexidade que visa uma aproximação cada vez maior ao real.

Um jogo de desporto já não é apenas um jogo de desporto. Um jogo de futebol já não é apenas centrado nos 90 minutos de uma partida, nem um jogo de basquetebol é apenas jogado dentro das quatro linhas de um campo. No desporto automobilístico isto também é verdade, e com F1 2020 há muito mais jogo do que os momentos de pôr as mãos no volante e o pé no acelerador.

Os modos de carreira são hoje standard de praticamente todos os jogos do género. Mas a gestão das equipas – esse elemento que até há uns anos estava circunscrito ao seu próprio mercado – começa já a tornar-se ubíquo ao género.

Com F1 2020 acabamos por ser dono, gestor e piloto da nossa própria equipa. A nossa omnipresença em tudo o que diz respeito à existência do nosso grupo. Somos responsáveis pelo sucesso da marca, dentro e fora da pista. E é esse elemento de apresentação das muitas variáveis que definem o desporto automobilístico que confere à nova iteração da Codemasters um lugar de relevo numa série anual que pouco tem evoluído.

Estamos numa era em que os bastidores não são apenas um best-kept secret, e onde a proximidade muitas vezes intrusiva das redes sociais nos faz ver o que está por trás do pano. F1 2020 assume isso mesmo com esta nova adição de gestão de equipas.

A gestão do quotidiano de uma equipa ficcional de F1 vai de elementos financeiros,como negociar e assinar acordos publicitários com um rol de empresas ficcionais mas amplamente verossímeis, assim como a gestão mediática da marca, com entrevistas no qual podemos interagir com os media especializados.

A customização da nossa equipa, dos símbolos às cores que todos envergamos são dados adquiridos no género, mas servem para criarmos uma ligação mais próxima ao jogo. Paralelamente a isso, esta ligação mais pessoal que criamos acaba por substituir a história pré-concebida da iteração anterior, permitindo-nos escrever o nosso próprio percurso.

Atrás do volante o cenário teve um salto menos abrupto. A evolução gráfica e mecânica foi discreta de uma edição para outra, fazendo perceber que o investimento de desenvolvimento foi sobretudo deste novo modo de criação e de gestão da equipa. Não que isto seja uma crítica porque a realidade é que este novo elemento veio ajudar a catapultar F1 nesta iteração de 2020 como um standard para os jogos de corrida. 

A minha surpresa para com este F1 2020 é que mesmo para pessoas sem qualquer afinidade pelo desporto automobilístico real detentor da licença deste jogo, este é um título perfeitamente acessível, desafiante e divertido. 

Apesar de admitir que grande parte do meu tempo atrás do volante foi contra o computador, a componente multiplayer online está disponível para todos aqueles que querem pôr à prova as suas habilidades de condução contra outros condutores humanos.

Disponível para PC, Xbox One, PS4 e Google Stadia, F1 2020 é obrigatório para os fãs da modalidade, mas uma agradável surpresa até para desconhecedores da Fórmula 1 como eu.